EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: processo formativo de professores

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Povo Huni Kuĩ, Formação de professores

Resumo

Este trabalho trata-se de uma investigação sobre formação de professores indígenas que ensinam matemática em comunidades indígenas acreanas. As considerações apresentadas se restringem a aspectos histórico-legais, abrangência de ações formativas no estado do Acre e discussão teórico-metodológica que sustentam a pesquisa. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura que considerou documentos como dispositivos legais, relatórios oficiais, produções cientificas e ensaios teóricos sobre a temática. Numa perspectiva teórica, busca respaldo em Geertz (1978), ao tratar aspectos culturais, e Grupioni (2006), quanto a formação de professores indígenas. Como resultados, aponta características e especificidades do modelo educacional e abrangência de atividades formativas desses professores no estado do Acre.

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Biografia do Autor

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA)-REAMEC. Mestre em Matemática - Profmat e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professora no Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida , Universidade de Cuiabá - UNIC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e da Universidade de Cuiabá/UNIC.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

SILVA, M. R. da C. .; ALMEIDA , L. I. M. V. de . EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: processo formativo de professores. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/124. Acesso em: 15 maio. 2024.