PROPORÇÕES: uma matemática para ensinar matemáticas

Autores

Palavras-chave:

Proporção;, Proporcionalidade, Matemática para ensinar

Resumo

Este texto trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica em desenvolvimento, vinculada ao projeto Matemáticas para Ensinar nos primeiros anos escolares, da Universidade Federal de Jataí (Brasil) e tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa sobre o tema proporções em manuais pedagógicos do final do século XIX e início do século XX e analisar em que perspectivas o tema tem sido abordado no contexto atual e nos documentos orientadores curriculares brasileiros. Assim, a pesquisa é bibliográfica e documental. Como resultado, verificou-se que o tema proporções nos primeiros anos escolares era, e ainda é enfocado como um tema integrador e articulador de ideias matemáticas, contribuindo, dessa forma, para a sistematização de operações e para a resolução de problemas de utilidade, reivindicando do professor que ensina matemática múltiplos saberes.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Pereira Lima, Universidade Federal de Jataí

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil.

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Publicado

2023-04-13

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Como Citar

LIMA, M. B. P.; MACIEL, V. B. PROPORÇÕES: uma matemática para ensinar matemáticas. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/227. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais