A ÁLGEBRA PARA O ENSINO COMPLEMENTAR DE SANTA CATARINA A PARTIR DA “ALGEBRA ELEMENTAR” DE ANTONIO TRAJANO

Autores

Palavras-chave:

Saberes a ensinar, Matemática do ensino de Álgebra, História da educação matemática

Resumo

A Escola Complementar catarinense surge a partir da criação dos Grupos Escolares no estado, como forma de possibilitar a continuidade do ensino, preencher uma lacuna existente e formar professores para regiões afastadas da capital. O programa do ensino complementar se torna o precursor do ensino de Álgebra na formação primária, sendo o livro “Algebra Elementar” de Antonio Trajano indicado para esse ensino em um parecer. A partir disso, tomando como base o aporte teórico-metodológico da historiografia, da matemática do ensino e dos saberes a ensinar, buscamos compreender elementos da Álgebra a ensinar que se estabelece ao analisarmos o livro de Trajano, sendo corroborada pelo programa adotado na instituição. Foi possível observar que a Álgebra que se institui utiliza de simbologia algébrica para a determinação de valores desconhecidos e a generalização, superando as limitações da Aritmética nesse processo, além de construir o conhecimento por etapas, partindo do simples para o complexo.

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Biografia do Autor

Jeremias Stein Rodriguês, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina / Professor do Departamento de Metodologia do Ensino

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2022-04-18

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Como Citar

RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A. da. A ÁLGEBRA PARA O ENSINO COMPLEMENTAR DE SANTA CATARINA A PARTIR DA “ALGEBRA ELEMENTAR” DE ANTONIO TRAJANO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/126. Acesso em: 15 maio. 2024.

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