UMA ÁLGEBRA PARA O ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO: vestígios de saberes a ensinar
Palavras-chave:
História da educação matemática, Ensino profissional técnico, ÁlgebraDownloads
Referências
BARBARESCO, C. S. A Leitura e Escrita do passado do ensino profissional técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 221-238, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/480. Acesso em: 20 mar. 2024.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957/29729. Acesso em: 20 mar. 2024.
DASSIE, B. A; COSTA, D. A. Livros didáticos como fonte: o que dizem as pesquisas brasileiras do I ENAPHEM. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemas de pesquisa, fontes, referências teóricos metodológicos e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 200-209.
FERRAZ, G. I. Álgebra elementar. Biblioteca de Instrução Profissional. Portugal: Berthand, s.d.
FONSECA, C. S. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita. VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113-172.
VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, São Paulo: Unicamp, v. 16, n. 30, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/13796. Acesso em: 20 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 41 PDF downloads: 29