UMA ÁLGEBRA PARA O ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO: vestígios de saberes a ensinar

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Ensino profissional técnico, Álgebra

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Feuser Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela Faculdade Capivari (FUCAP). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT-SC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT-SC). Membro fundador do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil).

Referências

BARBARESCO, C. S. A Leitura e Escrita do passado do ensino profissional técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 221-238, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/480. Acesso em: 20 mar. 2024.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957/29729. Acesso em: 20 mar. 2024.

DASSIE, B. A; COSTA, D. A. Livros didáticos como fonte: o que dizem as pesquisas brasileiras do I ENAPHEM. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemas de pesquisa, fontes, referências teóricos metodológicos e histórias elaboradas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 200-209.

FERRAZ, G. I. Álgebra elementar. Biblioteca de Instrução Profissional. Portugal: Berthand, s.d.

FONSECA, C. S. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita. VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113-172.

VALENTE, W. R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké, São Paulo: Unicamp, v. 16, n. 30, jul./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646894/13796. Acesso em: 20 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF downloads: 29

Como Citar

FEUSER SILVEIRA, R.; ANTONIO DA COSTA, D. UMA ÁLGEBRA PARA O ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO: vestígios de saberes a ensinar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores