AS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A FRANÇA

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Didática da Matemática, Educação Matemática, Didactique des Mathématiques, brasil, frança, campos, campos disciplinares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnéia Almeida Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (UNIFESP), mestra em Educação em Ciências e Matemática (UESC), especialista em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN), licenciada em Matemática com Enfoque em Informática (UESB).

Luciane de Fatima Bertini, Docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós- doutorado na Université de Limoges, doutora em Educação (UFSCar), mestra em Educação (UFSCar), Licenciatura em Matemática (UFSCar).

Referências

ANTUNES, Francieli Cristina A; MERLI, Renato F.; NOGUEIRA, Clélia Maria I. A construção da Didática da Matemática na França e sua influência sobre as pesquisas brasileiras. XIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática), p. 1-16, 2019.

BERTINI, L. F.; SILVA, S. A. Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 2023. No prelo.

BESSOT, Annie. Panorama dos Quadros Teóricos da Didática da Matemática na França. LOPES, Frederico J. A (trad.) (1994). Disponível em: https://www.fredlopes.com.br/arquivos/traducoes/didatica_da_matematica/pan.pdf. Acesso em 13 de mar. De 2024.

BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero.

BOURDIEU, Pierre. Science de la science et réflexivité. Cours du Collège de France. Paris: Raisons d’Agir Éditions, 2001.

BRITTAR et al. Proposta de criação do GT Diática da Matemática. 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/solicitacao_gt14.pdf. Acesso em 18 de fev. 2024.

BRUM, Mariza de Andrade. Tendência Pedagógica na Educação Matemática Escolar: segundo estudos de Fiorentini. Escola de Inverno de Educação Matemática: 1º ENCONTRO NACIONAL PIBID–Matemática, 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/CC/CC_Brum_Mariza.pdf. Acesso em 13 de mar. De 2024.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

HOFFMANN, Yohana T. Entre teses e grupos de pesquisas em história da educação matemática no Brasil: seus habitus e estilos de pensamento. Tese - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235729. Acesso em: 13 mar. 2024.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernarde. A (ir)resistível institucionalização dos Experts em educação. Tradução: Wagner Rodrigues Valente. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 15-38.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner R. (Orgs). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

KILPATRICK, Jeremy. Fincando Estacas: Uma Tentativa de Demarcar A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico. ZETETIKÉ/UNICAMP, Faculdade de Educação, Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática. v. 4, n. 5, pág. 99-120, 1996.

MACHADO, Cláudia Rejane. Teorias de pesquisa em educação matemática: a influência dos franceses. Disponıvel em: http://www. mat. ufrgs. br/∼ vclotilde/disciplinas/pesquisa/CLAUDIA FRANCESES. DOC. pdf. Acesso em, v. 10, n. 05, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54294732/didatica_da_matemtica__francesa.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: Uma análise da influência francesa. Autêntica Editora, 2019.

SILVA, S. A.; GOMES, L. P. S.; SILVA, M. R. I. S. da. Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 128–150, 2021. DOI: 10.30612/tangram.v4i3.13288. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13288. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, Sidnéia A. O Brasil na década de 1990: tensões na elaboração dos PCN de matemática. Anais... VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (VII CIHEM). No prelo.

SILVA, Sidnéia A. O Brasil na década de 1990: tensões na elaboração dos PCN de matemática. VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (CIHEM). Costa Rica, 2023. No prelo.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. A constituição do campo profissional da docência e o Expert: aproximações com a noção de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu. Anais do IX Congresso Acadêmico Unifesp 2023: universidade na (re)construção da nação. p. 33. Guarulhos, 2023a. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68602.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Experts e a constituição do campo profissional da docência: aproximações com a noção de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu. XV EPEM – Encontro Paulista de Educação Matemática. Guaratinguetá, 2023b. No prelo.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Pierre Bourdieu e a noção de campo: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert. Seminário Temático Internacional, 1(1), 1–14, Santos, 2023c. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/182. Acesso 05 de fev. 2024.

SILVA, Sidnéia A., BERTINI, Luciane de F. Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Anais da 12th conference will take place in São Paulo. Diadema, 2023d. No prelo.

SOARES, Narciso N.; CARVALHO, Maria Inez S. S. Didática da Matemática Francesa: implicações na formação em exercício de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais do XII CIAEM, Recife (2011).

TARDIF, M. Prefácio. In: VALENTE, W. R. Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em debate para a Formação de Professores. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

VALENTE, Wagner R. (Org.) Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial, 2020.

VALENTE, Wagner Rodrigues. METZ, Lauro Igor. A era dos Currículos e a Matemática, 1980-2000. In: MORAIS, Rosilda dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. Matemática do ensino. Por uma história do saber profissional, 1960-2000. Coleção Educação & Saúde. Volume 2. 2023. 180p.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF downloads: 67

Como Citar

SILVA, S. A.; BERTINI, L. de F. AS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A FRANÇA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/358. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores