CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS: O caso da Matemática de Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Currículo de Pernambuco, Elementos de Currículo, Características de Currículo

Resumo

O presente trabalho é parte de uma tese de doutorado em andamento e que neste artigo apresenta alguns resultados oriundos da análise do Currículo de Pernambuco sob a perspectiva de Jonnaert, Ettayebi e Defise (2010). Tais perspectivas expressam ideias sobre a operacionalização e adequabilidade para o sistema educativo. Diante de tais análises percebemos que este currículo, apesar de dialogar com a literatura científica em Educação Matemática é pouco operacionalizável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco. Revista Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 201-209, mai-ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/235108/28117 Acesso em: 06 jun.2022.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRASIL. Educação à distância: Integração Nacional pela qualidade do ensino. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Departamento de Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, 1992. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001776.pdf Acesso em: 07 jun. 2022.

_________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

__________. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 19 jun. 2021.

__________. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. ‐ Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-2013-censo-da-educacao-basica-2019 Acesso em: 06 jun.2022.

BRITTO, Maria Leopoldina de A. Propostas e Programas de Ensino da Secretaria de Educação de Pernambuco de 1923 a 1992: Primeiras aproximações do Texto e do Contexto. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 11, n. 1/2, p. 20-33. 1993. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/23195 Acesso em: 03 jun. 2022.

JONNAERT, P.; ETTAYEBI, M.; DEFISE, R. Currículo e competência. Trad. Sandra Dias Loguércio. Porto Alegre: Artmed. 2010.

LOPES, Antonio J. Base, que base? O caso da Matemática. In: CÁSSIO, Fernando e CASTELLI Jr., Roberto (Orgs). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação educativa, 2019. pp. 123-143.

OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de. Política de Educação do Governo Miguel Arraes de Alencar: 1987 – 1991. In: OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de. et al. Continuidades e Descontinuidades das Políticas de Educação Básica: O caso de Pernambuco. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006. pp. 263-286.

PERNAMBUCO. Textos de apoio à prática pedagógica (Área de Ensino: Matemática). Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Departamento de Ensino Fundamental. 1993.

_____________. Educação Matemática – 2. Proporções: problemas de compreensão e de representação. Coleção Qualidade do Ensino: Série Formação do Professor. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Diretoria de Educação Especial. Recife: SEE, 1996.

_____________. Subsídios para organização da prática pedagógica nas escolas: Matemática. Coleção Professor Carlos Maciel. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Recife: SECE, 1997.

_____________. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática. Secretaria de Educação. Recife: SE, 2008. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/750/bccmat.pdf . Acesso em: 06 jun. 2022.

_____________. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação. Recife: SE, 2012a. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=1047 Acesso em: 01/06/2022.

_____________. Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação. Recife: SE, 2012b. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=1047 Acesso em: 01/06/2022.

_____________. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros de Formação Docente (Ciências da Natureza e Matemática). Secretaria de Educação. Recife: SE, 2014. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=1047 Acesso em: 06 jun. 2022.

______________. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife. 2019. 606p. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURRICULO%20DE%20PERNAMBUCO%20-%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf Acesso em: 01 nov. 2021.

SANTOS, Ana L. F.; ANDRADE, Edson F. de e MARQUES, Luciana R. (org.). Políticas Educacionais no Estado de Pernambuco: discursos, tensões e contradições. Recife: UFPE, 2019. Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/114/125/338. Acesso em: 06 jun. 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. – Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010. 256 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000189919 Acesso em: 10/06/2022.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 700     PDF downloads: 232

Como Citar

COSTA, W. CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS: O caso da Matemática de Pernambuco: . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/157. Acesso em: 21 nov. 2024.