O fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos Três Mundos da Matemática.

Autores

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial, ENCONAM, Educação Profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, CEFET MG

 

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP Rio Claro). Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Marcela Richele Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG)

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (2002), mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2009) e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018). Atualmente é professora adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Rafael Gontijo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG)

Estudante do curso do Ensino Médio Técnico de Redes de Computadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Bolsista da FAPEMIG de Iniciação Científica Junior.

Ruda Dantas Ruoso Brandão, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG)

Estudante do curso técnido de Redes de Computadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 

Referências

XXX. O ensino de Cálculo Diferencial e Integral nas Prescrições Curriculares para o Ensino Médio Técnico no CEFET MG. In: XVI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMATICA, 2023, Lima. Actas… Lima, Peru. 2023. p. 86-93.

MACIEL, A. R. B., & SÁ, L. C. Uma análise de materiais didáticos produzidos por professores de Matemática da Educação Profissional entre 1980 e 1996. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, v. 3. n. 4, p. 114–133. 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12635. Acesso em: 22 ago. 2023.

SILVA, C. M. S. da. Limites: uma breve passagem nos livros brasileiros do Ensino Secundário. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–25, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.87. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/87. Acesso em: 10 nov. 2023.

SILVA, C. M. S. da. A função derivada em livros didáticos para o Ensino Secundário. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2023a. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/126. Acesso em: 10 nov. 2023.

TALL, D. The Psychology of Advanced Mathematical Thinking. In D.O. (Ed). Advanced Mathematical Thinking, pp. 3-20. New York: Cambridge University Press, 1995.

TALL, D. O. How humans learn to think mathematically : exploring the three worlds of mathematics. New York: Cambridge University Press, 2013.

TOBIES, R. Felix Klein: Visionen für Mathematik, Anwendungen und Unterricht. Berlim: Springer Spektrum– Verlag. 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 82     PDF downloads: 59

Como Citar

OLIVEIRA, D. P. A.; FERREIRA, M. R.; GONTIJO FERREIRA, R.; DANTAS RUOSO BRANDÃO, R. O fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos Três Mundos da Matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/356. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores