A Presença da Matemática na Prática Profissional do Nutricionista no Ambiente Hospitalar

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Cálculos matemáticos, Nutrição hospitalar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Escobar Trindade, Universidade de Cuiabá - UNIC

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-7074-2469. E-mail: gabrielaetrindade@outlook.com.

Amanda Katiélly Souza Silva, Universidade de Cuiabá - UNIC

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-2607-3616. E-mail: amandaquimica2014@gmail.com.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá - UNIC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de terapia nutricional na atenção especializada hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

CHUMLEA WC, GUO SS, STEINBAUGH ML. Prediction of stature from knee height for black and white adults and children with application to mobility-impaired or handicapped persons. J Am Diet Assoc, v. 94, p. 1385-1388, 1994.

DROVER, J. W. et al. Perioperative use of arginine-supplemented diets: a systematic review of the evidence. Journal of the American College of Surgeons, [S.l.], v. 212, n. 3, p. 385-399, 2011.

FRANKENFIELD, D. C. et al. Analysis of estimation methods for resting metabolic rate in critically ill adults. JPEN JParenter Enteral Nutr, v. 33, nº 1, p. 27-36, 2009.

MCCLAVE, S. A. et al. Summary points and consensus recommendations from the North American Surgical Nutrition Summit. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, [S.l.], v. 37, n. 5, Suppl., p. 99S-105S, 2013.

SOETERS PB, et al. A rational approach to nutritional assessment. Clin Nutr, v. 27, p. 706-716, 2008.

STEEN, Lynn. Achieving Quantitative Literacy: an Urgent Challenge for Higher Education. Washington: The Mathematical Association of America, 2004.

TAYLOR B, et al. The Society of Critical Care Medicine and the American Society of Parenteral and Enteral Nutrition. Guidelines for the Provision and Assessment of Nutrition Support Therapy in the Adult Critically Ill Patient: Society of Critical Care Medicine (SCCM) and American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) February, v. 44, nº 2, p. 390-438, 2016.

WAITZBERG, D. L. et al. Postsurgical infections are reduced with specialized nutrition support. World Journal of Surgery, [S.l.], v. 30, n. 8, p. 1592-1604, Aug. 2006.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 3     PDF downloads: 8

Como Citar

ESCOBAR TRINDADE, G.; SOUZA SILVA, A. K.; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, L. I. A Presença da Matemática na Prática Profissional do Nutricionista no Ambiente Hospitalar. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/284. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores