A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, EJA, Formação de Professores, Sequência Didática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral Ferreira, IFMA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Bacabal, Maranhão, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2645-1566. E-mail: francisco.amaral@ifma.edu.br.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida , UNIC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, Docente da UNIC - Campus Beira Rio I, Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2002.

BENITES, V. C. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

BRASIL. DECRETO n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, E. S. Sequência Didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat), Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2017.

COSTA, D. E. O processo de construção de sequência didática como pro(motor) da Educação Matemática na formação de professores. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

DALLEMOLE, Joseide Justin. A teoria dos registros de representação semiótica em um

ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta metodológica explorando os conceitos de ponto, reta e circunferência no Ensino Médio. 2015. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 30. ed. São Paulo: Olho d’ Água, 2012.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEIBERT, Tania Elisa. Aprendizagem Matemática de um jovem com espinha bífida e síndrome. 2014. 398 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 236     PDF downloads: 171

Como Citar

FERREIRA, F. de A. P. da S. do A.; ALMEIDA , L. I. M. V. de. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/300. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)