UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Gráficos e Tabelas, Estatística, Anos iniciais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Vicente de Oliveira Cunha, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Municipal de Cuiabá (SME), Cuiabá/MT.

Simone do Nascimento Carvalho, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/ MT (UNIC). Professora da Rede Estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá/MT.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Programa de

Pós-Graduação de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3973-7408. E-mail: lauraisabelvasc@hotmail.com

Referências

BERNAL, Márcia Maria. Estudo do Objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado. Dissertação (Mestrado) UFSC. Florianópolis: 2004

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: SEF/MEC, 2007.

CENTURIÓN, Marília. Porta Aberta Matemática. Coleção Porta Aberta de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2005.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Estatística para Educação Profissional, 1ª edição. Editora Atlas, 2009

DANTE, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: Uso ou Abuso? In: Em aberto. Brasília, v.26, n.69, p.52-58, jan/mar. 1996.

FRIOLANI, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de matemática. PUC/SP, São Paulo, 2007.

OLIVEIRA, Priscila Glauce. Ensino-Aprendizagem de Probabilidade e Estatística: um panorama das dissertações do programa de estudos de pós-graduados em educação matemática. Monografia de Especialista em Educação Matemática – PUC/SP, 2007.

SILVA, C.B. da. Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

VIEIRA, Márcia. Análise Exploratória de Dados: Uma abordagem com alunos do Ensino Médio – PUC/SP, 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 63     PDF downloads: 50

Como Citar

CUNHA, M. V. de O.; CARVALHO, S. do N.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/316. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)