UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Gráficos e Tabelas, Estatística, Anos iniciaisDownloads
Referências
BERNAL, Márcia Maria. Estudo do Objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado. Dissertação (Mestrado) UFSC. Florianópolis: 2004
BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: SEF/MEC, 2007.
CENTURIÓN, Marília. Porta Aberta Matemática. Coleção Porta Aberta de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. São Paulo: FTD, 2005.
COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Estatística para Educação Profissional, 1ª edição. Editora Atlas, 2009
DANTE, Luiz Roberto. Livro Didático de Matemática: Uso ou Abuso? In: Em aberto. Brasília, v.26, n.69, p.52-58, jan/mar. 1996.
FRIOLANI, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de matemática. PUC/SP, São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, Priscila Glauce. Ensino-Aprendizagem de Probabilidade e Estatística: um panorama das dissertações do programa de estudos de pós-graduados em educação matemática. Monografia de Especialista em Educação Matemática – PUC/SP, 2007.
SILVA, C.B. da. Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
VIEIRA, Márcia. Análise Exploratória de Dados: Uma abordagem com alunos do Ensino Médio – PUC/SP, 2008.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF downloads: 50