2023: ANAIS do XXI Seminário Temático Internacional ARQUIVOS PESSOAIS & Educação Matemática
T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais
-
PIERRE BOURDIEU E A NOÇÃO DE CAMPO: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert
Visualizações do artigo: 452 pdf downloads: 142 -
CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO PESSOAL DA PROFESSORA PÓRCIA GUIMARÃES ALVES NO ESTUDO E APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
Visualizações do artigo: 167 pdf downloads: 49 -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: uma análise a partir de documentos nacionais e paranaenses
Visualizações do artigo: 240 pdf downloads: 97 -
PROFESSORA RITA E O MARACUJÁ: Uma Dandara no ensino da matemática
Visualizações do artigo: 187 PDF downloads: 76 -
RELATO: minha breve jornada na pesquisa em história da educação matemática como licenciando em matemática
Visualizações do artigo: 108 PDF downloads: 49 -
MATERIAIS MANIPULÁVEIS: constituindo uma coleção digital a partir do acervo de um Laboratório de Matemática
Visualizações do artigo: 234 PDF downloads: 60 -
O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO
Visualizações do artigo: 124 pdf downloads: 61 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO PARA A AMERICA LATINA PROPOSTA POR UBIRATAN D’AMBRÓSIO
Visualizações do artigo: 160 pdf downloads: 74 -
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Visualizações do artigo: 87 -
GESTAR II – ARQUIVOS ESCOLARES E PESSOAIS COMO FONTES DE PESQUISA
Visualizações do artigo: 151 pdf downloads: 58 -
ENSINO DE MATEMÁTICA NA QUARTA SÉRIE GINASIAL DO COLÉGIO PADRE OVÍDIO NA DÉCADA DE 1960
Visualizações do artigo: 107 pdf downloads: 47 -
MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro
Visualizações do artigo: 112 pdf downloads: 42 -
O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR FRAÇÕES AO TEMPO DA MATEMÁTICA MODERNA: uma “virada visual”?
Visualizações do artigo: 239 pdf downloads: 86 -
INDÍCIOS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA EXPERTISE DE Ubiratan D'Ambrosio: a escrita epistolar como fonte
Visualizações do artigo: 131 PDF downloads: 61
T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais
-
A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP) E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: uma análise de documentos do Acervo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio (APUA)
Visualizações do artigo: 177 pdf downloads: 76 -
ARQUIVOS PESSOAIS E SUA (TRANS)FORMAÇÃO EM ARQUIVOS DIGITAIS: uma reflexão necessária
Visualizações do artigo: 145 -
OS SABERES MATEMÁTICOS TRANSMITIDOS POR ALDA LODI NO IEMG: Ciência, Estado e Religião
Visualizações do artigo: 90 pdf downloads: 35 -
TRABALHOS MANUAIS DE UMA NORMALISTA : memórias e arquivo pessoal de Neuza Bertoni Pinto
Visualizações do artigo: 130 -
O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997
Visualizações do artigo: 187 pdf downloads: 52 -
INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]
Visualizações do artigo: 104 pdf downloads: 49 -
O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849)
Visualizações do artigo: 97 -
O Canto da Matemática do Mensageiro Rural e o ensino de Aritmética para professores rurais no ano de 1953
Visualizações do artigo: 108 pdf downloads: 50 -
CARACTERIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO
Visualizações do artigo: 146 pdf downloads: 54 -
“EXATA – MENTE – NEGRA”: mulheres negras ensinando através do Programa Etnomatemática em interface com os valores civilizatórios afro-brasileiros
Visualizações do artigo: 205 pdf downloads: 95 -
O CEFAM e a proposta de uma nova matemática profissional: São Paulo, 1988
Visualizações do artigo: 81 pdf downloads: 46
T3 – Artigos
-
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: conexões com a Ligue Internacionale Pour l’Éducation Nouvelle
Visualizações do artigo: 122 -
ESCOLA NOVA E ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES: aproximações e distanciamentos a partir das expertises
Visualizações do artigo: 108 -
POTÊNCIAS DE UMA COLEÇÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 158 PDF downloads: 35 -
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DA REDE PÚBLICA: uma experiência no ensino da matemática
Visualizações do artigo: 111 pdf downloads: 44 -
PROBLEMAS ARITMÉTICOS: do controle da atividade a atividade de controle (São Paulo, 1870-1960)
Visualizações do artigo: 45 -
A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA UFAC – UM OLHAR PARA AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DE PRÁTICA DE ENSINO
Visualizações do artigo: 88 -
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM SALAS MULTIANUAIS
Visualizações do artigo: 149 pdf downloads: 80 -
AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul
Visualizações do artigo: 108 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D´AMBROSIO (APUA): desvelando a transdisciplinaridade
Visualizações do artigo: 157 -
O TEOREMA GEOMÉTRICO NO ENSINO MATEMÁTICO: uma perspectiva decolonial
Visualizações do artigo: 113 pdf downloads: 46