O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO
Palavras-chave:
Saber profissional, História Cultural, PCN em Ação, MatemáticaResumo
A pesquisa em tela refere-se a estudos iniciais de doutorado vinculado à Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Visa analisar os saberes previstos na formação continuada do Programa PCN em Ação, em termos de uma nova matemática para ensinar nos anos iniciais. A pesquisa é bibliográfica e documental. As discussões serão ancoradas no ferramental teórico da História Cultural e nas pesquisas do GHEMAT, que mobiliza duas tipologias de saberes (matemática a ensinar e para ensinar). Entre outras referências, consideramos os estudos de De Certeau (2011; 2012); Chartier (1990); Julia (2001); Chervel (1990); Hofstetter e Schneuwly (2017; 2020) e Valente (2010; 2017ª; 2017b). Espera-se responder ao questionamento sobre qual matemática para ensinar é possível caracterizar no PCN em Ação e contribuir com novos subsídios às pesquisas no campo da História da Educação Matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - matemática: ensino de primeira a quarta séries. 10 v. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. v. 2. Petrópolis: Vozes, 2012.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIEFEL, 1990.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre/RGS, n. 2, p. 177-229, 1990.
FERRAZ, A. P. do C. Marcheti; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, p. 421-431, 2010.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113 – 172.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 23 fev. 2022.
PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 7, 2007. Guarapuava. Anais... Guarapuava: Universidade do Centro-Oeste, p. 109-127, 2007.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema, Rio Claro/SP,v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221892007. Acesso em: 12 de fev. 2023.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Coleção Contextos da Ciência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 55-112, 2017a.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Diálogo Educacional, Curitiba/PR, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017b. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981416X2017000100207&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2020
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 110 pdf downloads: 57