O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Saber profissional, História Cultural, PCN em Ação, Matemática

Resumo

A pesquisa em tela refere-se a estudos iniciais de doutorado vinculado à Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Visa analisar os saberes previstos na formação continuada do Programa PCN em Ação, em termos de uma nova matemática para ensinar nos anos iniciais. A pesquisa é bibliográfica e documental. As discussões serão ancoradas no ferramental teórico da História Cultural e nas pesquisas do GHEMAT, que mobiliza duas tipologias de saberes (matemática a ensinar e para ensinar). Entre outras referências, consideramos os estudos de De Certeau (2011; 2012); Chartier (1990); Julia (2001); Chervel (1990); Hofstetter e Schneuwly (2017; 2020) e Valente (2010; 2017ª; 2017b). Espera-se responder ao questionamento sobre qual matemática para ensinar é possível caracterizar no PCN em Ação e contribuir com novos subsídios às pesquisas no campo da História da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quiteria Costa de Alcântara Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Polo Cuiabá. Professora do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, Campus Araguatins, Tocantins, Brasil.

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - matemática: ensino de primeira a quarta séries. 10 v. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em Ação, v. I. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. v. 2. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIEFEL, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre/RGS, n. 2, p. 177-229, 1990.

FERRAZ, A. P. do C. Marcheti; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, p. 421-431, 2010.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113 – 172.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 23 fev. 2022.

PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 7, 2007. Guarapuava. Anais... Guarapuava: Universidade do Centro-Oeste, p. 109-127, 2007.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema, Rio Claro/SP,v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221892007. Acesso em: 12 de fev. 2023.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: Hofstetter, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Coleção Contextos da Ciência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, p. 55-112, 2017a.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Diálogo Educacional, Curitiba/PR, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017b. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981416X2017000100207&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2020

Downloads

Publicado

2023-04-05

Métricas


Visualizações do artigo: 110     pdf downloads: 57

Como Citar

OLIVEIRA, Q. C. de A.; VALENTE, W. R. O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS VIA PARÂMETROS EM AÇÃO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)