UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ACRE NO PERÍODO DE 1962-1991
Palavras-chave:
Formação de professores, Historiografia, História da educação matemáticaResumo
A presente pesquisa visa investigar o processo de mudanças na formação de professores do curso de licenciatura em matemática no Estado do Acre, levando em consideração o período de, 1962-1991. Analisando o movimento de organização e as relações entre a formação de professores na licenciatura – UFAC e o ensino de matemática trabalhado na educação básica, antigo ensino secundário. Autores como Burke, Chartier, Chervel, De Certeau, Le Goff, Hofstetter, Schneuwly e Valente, bem como nos estudos e pesquisas do acervo e repositório do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (Ghemat) darão sustentação no aporte teórico-metodológico. Os caminhos metodológicos percorrerão pela historiografia, a sócio-história e a História da Educação Matemática, buscando a historicidade nos documentos oficiais, bem como verificar as tensões existentes entre o campo disciplinar matemático, o campo profissional da docência e as ciências da educação.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução de Claudia Freire. – 1ª edição – São Paulo: editora Unesp, 2016.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. Tradução de: L'écriture de l'histoire.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2ª Edição. Lisboa-Portugal: Difusão Editorial, 1988.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, Porto Alegre, 1990.
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a. p. 21-54.
HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017a. p. 113-172.
LE GOFF, Jacques. Memória e história. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
PINTO, Neuza Bertoni. Saberes docentes e processos formativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba – PR, v. 2 - n.3 - p. 43-57 - jan./jun. 2001. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3499/3415>. Acesso em 20/09/2020.
SOUSA, Áulio Gélio Alves de. História da criação do ensino superior no Acre. Brasília: Thesaurus, 2006, p. 254.
TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch, 9 ed. – Petrópolis – RJ: Vozes, 2014
VALENTE. W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. 1ª Edição - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017a. São Paulo: 2017a. p. 201-228.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT. Revista Eletrônica de Educação Matemática. Santa Catarina – SC. V2.2, p. 28-29, UFSC: 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em 15/10/2020
VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática a ensinar. ALEXANDRIA. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis – SC, v.12, n. 2, p. 51-63, novembro. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51>. Acesso em 25/10/2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 293 PDF downloads: 256