SABER PROFISSIONAL: uma abordagem sobre o ensino e didática na licenciatura em matemática do IFAC.

Autores

Palavras-chave:

Saber profissional, Professores de matemática, Licenciatura em matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Referências

Bertini, L. de F.,Morais, R. dos S.&Valente, W. R. (2017). A Matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo. Editora Livraria da Física. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3013. Acesso em:15 de mar.2024

DÍAZ, FÉLIX. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011. Pg.43

‌LICENCIATURA EM MATEMÁTICA — IFAC Instituto Federal do Acre. Disponível em: <https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-rio-branco/graduacao/copy2_of_tecnico-integrado-em-edificacoes>. Acesso em: 15 mar. 2024.

PEREIRA, P. J. S. (2023). A Matemática para Ensinar no Curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no Período de 1962 a 1992: Um olhar para as disciplinas pedagógicas de prática de ensino. HISTEMAT, Rio Branco/AC, setembro 2023. Disponivel na plataforma da Revista histemat: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/586. Acesso em: 30 de março, as 22h00.

PEREIRA, P. J. S. (2022). As disciplinas pedagógicas de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em Matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. (Tese em História da Educação Matemática), pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC, da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Disponível na plataforma do repositório digital. <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245254>. Acesso em 24 de junho de 2022, as 19h30.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APROVADO PELO CONSELHO SUPERIOR. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://sig.ifac.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=53682&key=95fff5bd9058e73718e12f4d25ff7cf7>. Acesso em: 15 mar. 2024.

VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acta Scientiae, Canoas. Editora da ULBRA. ISSN 2178 7727, v. 20, n. 3, p. 377- 385, maio/junho 2018. <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906>. Acesso em 29 de março de 2024, as 09hh157

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 10     PDF downloads: 3

Como Citar

BOSCO, joao; PEREIRA, P. J. dos S. SABER PROFISSIONAL: uma abordagem sobre o ensino e didática na licenciatura em matemática do IFAC. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–6, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/385. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.