REFLEXÕES SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: um estudo com base no ensino contemporâneo.

Autores

Palavras-chave:

ensino da matemática, Formação de docente, Licenciatura em Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Referências

BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3013. Acesso em:15 de mar.2024

CAMPUS, R.; BRANCO. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://sig.ifac.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=7140&key=1bb3952b6aa07af15ffee1b061055024>. Acesso em: 29 mar. 2024.

FERREIRA DE MOURA, J. A MATEMÁTICA A ENSINAR E A MATEMÁTICA PARA ENSINAR. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3013/3174>. Acesso em: 29 mar. 2024.

HOFSTETTER, R.; SCHENEUWLY, B. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para docência. VALENTE, W. R. (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020 p. 17-62.

PEREIRA, P. J. S. As disciplinas pedagógicas de prática de ensino no curso de licenciatura em matemática da UFAC, no período de 1962 a 1992, como constituintes de um saber específico da docência – uma matemática para ensinar. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciêncais e Matemáteica /Reamec - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. Disponivel no Repositório de Conteudo Digital: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245254>. Acesso em 30 março de 2024, as 09h30.

‌VALENTE, W. R. [UNIFESP; BERTINI, L. DE F. [UNIFESP. A Matemática do ensino: por uma história do saber profissional 1870-1960. [s.l.] Pontes Editores, 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 4

Como Citar

SPALAOR, B.; PEREIRA, P. J. dos S. REFLEXÕES SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: um estudo com base no ensino contemporâneo. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/384. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.