UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE CONTIDO NAS ESCALAS E USO DE RÉGUAS DE CÁLCULO DE W.O.

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, Proporcionalidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

 

Pós-doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Cearaá (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025) e é professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.

LAZZARETTI, Raiana. Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos no ensino fundamental. 2022. 4 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Centro de Ciências Naturais, Universidade Federal de Santa, Fortaleza, 2022.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus Editora, 1997.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Cocar, UEPA, v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 34     PDF downloads: 24

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; LIMA, A. C. B. de; ALVES, V. B. UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE CONTIDO NAS ESCALAS E USO DE RÉGUAS DE CÁLCULO DE W.O. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/357. Acesso em: 21 nov. 2024.