UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE CONTIDO NAS ESCALAS E USO DE RÉGUAS DE CÁLCULO DE W.O.
Palavras-chave:
Formação de professores de Matemática, ProporcionalidadeDownloads
Referências
ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Tradução de: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro.
LAZZARETTI, Raiana. Uma análise do conteúdo de razão e proporção em livros didáticos no ensino fundamental. 2022. 4 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Centro de Ciências Naturais, Universidade Federal de Santa, Fortaleza, 2022.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus Editora, 1997.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Cocar, UEPA, v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 34 PDF downloads: 24