ENSINO DE TÒPICOS ARITMÉTICA E GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS NA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKO

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Palavras-chave:

Cultura Indígena, Etnomatemática, Prática docente, Ensino de Geometria e aritmética

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Biografia do Autor

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA

Cecilia Orellana Castro, Docente na UNIFESSPA

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017) .

Realização do estágio de pós-doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2021).

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenadora do curso de pós-graduação Lato-Sensu "Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática" do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade do Sul e Sudeste do Pará.

Trabalha na área de Pesquisa Operacional, com ênfase em Programação Linear, atuando principalmente nos métodos de pontos interiores e o desenvolvimento de precondicionadores eficientes.

Também tem interesse no uso e desenvolvimento de applets em softwares educacionais e a aplicação de tecnologias digitais para o ensino de matemática.

 

Renata Lourinho da Silva, Docente na UNIFESSPA

Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ Universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à

teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

BRASIL, As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

Educação Escolar Indígena. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília-DF, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

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Publicado

2024-04-19

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Como Citar

FERREIRA DE OLIVEIRA, K. M.; SANCHES BRABO, M.; ORELLANA CASTRO, C.; LOURINHO DA SILVA, R. ENSINO DE TÒPICOS ARITMÉTICA E GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS NA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKO. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/315. Acesso em: 14 maio. 2024.

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