ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ

Autores

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Etnomatemática, Prática docente, Ensino de Geometria e aritmética

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kessia Maria Ferreira de Oliveira, Instituto de engenharia do Araguaia - IEA

Graduanda em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3752-9853. Email: kessiaoliveira915@gmail.com

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA

Cecilia Orellana Castro, Docente na UNIFESSPA

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017) .

Realização do estágio de pós-doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2021).

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática e Coordenadora do curso de pós-graduação Lato-Sensu "Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática" do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade do Sul e Sudeste do Pará.

Trabalha na área de Pesquisa Operacional, com ênfase em Programação Linear, atuando principalmente nos métodos de pontos interiores e o desenvolvimento de precondicionadores eficientes.

Também tem interesse no uso e desenvolvimento de applets em softwares educacionais e a aplicação de tecnologias digitais para o ensino de matemática.

 

Renata Lourinho da Silva, Docente na UNIFESSPA

Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ Universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

BRASIL, As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

Educação Escolar Indígena. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília-DF, 2002. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 65     PDF downloads: 77

Como Citar

OLIVEIRA, K. M. F. de; BRABO, M. S.; CASTRO, C. O.; SILVA, R. L. da. ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/315. Acesso em: 21 nov. 2024.