MATEMÁTICA COM ELEMENTOS CULTURAIS: Geometria e Aritmética na cultura indígena Prinekô

Autores

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Ensino de Geometria, Ensino de Aritmética

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayanne Brenda de Souza Siqueira , UNIFESSPA

 

Graduanda em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil

Osmar Tharlles Borges de Oliveira, UNIFESSPA

Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Professor Assistente B na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem como áreas de Interesse Matemática e Ensino de Matemática. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM\UNIFESSPA . Especialista em Matemática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará. Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará 

 

Thiago De Azevedo Dias, UNIFESS`PA

Aluno de graduação na UNIFESSPA e professor de educação básica , lecionando matemática em escolas, localizadas em Barreira do campo, Santana do Araguaia, PA, aproximidades das comunidade indígenas 

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PAProfessora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

CONRADO, Andréia Lunkes; Miranda, Gustavo Alexandre de; Oliveira, Zaqueu Vieira. Ubiratan Incomensurável. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047492. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldeivrosUSP/catalog/book/1003.

D’ AMBROSIO. U. Educação Matemática: de Teoria à Prática. Campinas Papirus, 1996. SCHWARCZ. M. Lilia. Antropologia. Disponível em: https://antropologia.fflch.usp.br/antropologia .

MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

SILVA, R. L. Sequências didáticas e a integração de saberes na educação do campo [livro eletrônico] / Renata Lourinho da Silva. – Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021. ISBN 978-65-89949-34-3b

SILVA, R. L ; et.al. Integrando a arte indígena ao ensino de matemática em uma perspectiva [livro

eletrônico] / organizadores Renata Lourinho da Silva ... [et al.]. – 1.ed. -- , Belém, PA : Aquarius – Assessoria e Formação, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF downloads: 51

Como Citar

SIQUEIRA , M. B. de S.; OLIVEIRA, O. T. B. de; DIAS, T. D. A.; SILVA, R. L. da. MATEMÁTICA COM ELEMENTOS CULTURAIS: Geometria e Aritmética na cultura indígena Prinekô. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/334. Acesso em: 21 nov. 2024.