MATEMÁTICA COM ELEMENTOS CULTURAIS: Geometria e Aritmética na cultura indígena

Autores

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Ensino de Geometria, Ensino de Aritmética

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Tharlles Borges de Oliveira, UNIFESSPA

Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Professor Assistente B na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem como áreas de Interesse Matemática e Ensino de Matemática. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM\UNIFESSPA . Especialista em Matemática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará. Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará 

 

Thiago De Azevedo Dias, UNIFESS`PA

Aluno de graduação na UNIFESSPA e professor de educação básica , lecionando matemática em escolas, localizadas em Barreira do campo, Santana do Araguaia, PA, aproximidades das comunidade indígenas 

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Professora adjunta na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PAProfessora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

CONRADO, Andréia Lunkes; Miranda, Gustavo Alexandre de; Oliveira, Zaqueu Vieira. Ubiratan Incomensurável. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047492. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldeivrosUSP/catalog/book/1003.

D’ AMBROSIO. U. Educação Matemática: de Teoria à Prática. Campinas Papirus, 1996. SCHWARCZ. M. Lilia. Antropologia. Disponível em: https://antropologia.fflch.usp.br/antropologia .

MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

SILVA, R. L. Sequências didáticas e a integração de saberes na educação do campo [livro eletrônico] / Renata Lourinho da Silva. – Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021. ISBN 978-65-89949-34-3b

SILVA, R. L ; et.al. Integrando a arte indígena ao ensino de matemática em uma perspectiva [livro

eletrônico] / organizadores Renata Lourinho da Silva ... [et al.]. – 1.ed. -- , Belém, PA : Aquarius – Assessoria e Formação, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 6

Como Citar

SIQUEIRA , M. B. de S.; OLIVEIRA, O. T. B. de; DIAS, T. D. A.; SILVA, R. L. da. MATEMÁTICA COM ELEMENTOS CULTURAIS: Geometria e Aritmética na cultura indígena. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/334. Acesso em: 15 maio. 2024.