A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Percepção Matemática, Educação Infantil, Organização do ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é discutir como a percepção Matemática se desenvolve na Educação Infantil. A percepção matemática possibilita que a criança explore diferentes campos dessa ciência: espacial, topológico, numérico e de medida reconhecendo a presença desses em situações do cotidiano. Diante da necessidade de ressignificar esse ensino, por meio de uma pesquisa bibliográfica, procuramos conceituar, em artigos e livros, o que é percepção matemática e sua importância no processo de desenvolvimento infantil. Concluímos que a percepção não é uma função psicológica pronta e acabada, ela vai se aperfeiçoando com a idade e o desenvolvimento mental, por meio de experiências e ações didáticas organizadas na escola. Esperamos com este trabalho instigar professores a adotarem princípios e recursos que motivem o aluno a pensar, questionar e relacionar o conhecimento científico com suas diversas áreas, com direção a verdadeira formação humana, tarefa fundamental da escola.
Downloads
Referências
BOTTURA, Lara Mucheroni. O uso da atividade guia (brincar) como catalisadora do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. 63f. Monografia. (trabalho de conclusão de concurso-pedagogia) - Faculdade de Ciências, UNESP, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 1 ed. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
CARVALHO, Thiago José Garcia de. Um novo olhar para o ensino da matemática. Redivi, v. 5, n. 1.1, p. 1-10, 2017.
IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. 11 ed. São Paulo: Globo, 2005.
LACANALLO, Luciana Figueiredo. O jogo no ensino da matemática: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico. 218f. Tese. (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Maringá, 2011.
LOPES, Celi Espassandin; GRANDO, Regina Célia. Resolução de problemas na educação matemática para a infância. Campinas: UNICAMP, 2012.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2 ed. ver. Campinas: Autores Associado, 2008.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MAGALHÃES, Giselle Modé; MESQUITA, Afonso Mancuso. O jogo de papéis como atividade pedagógica na educação infantil: apontamentos para a emancipação humana. NUANCES: estudo sobre educação. Presidente Prudente: Unesp, v. 25, n. 1, jan. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727>. Acesso em: 1 dez. 2019.
MAIA, Janaina Nogueira. Concepções de criança, infância e educação dos professores de educação infantil. 135f. Dissertação para obtenção do título de mestre, Universidade Católica Dom Bosco, 2012.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 249f. Tese para obtenção do título de livre-Docente em Psicologia, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da psicologia histórico cultural para a pedagogia histórico-crítica. In: Exposição na mesa redonda “Marxismo e educação: Fundamentos da pedagogia histórico-crítica”. VII Colóquio Interacional Marx e Engels. Anais..., Campinas, 2012, p. 1-13.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2007, p. 73-88.
MOYA, Dóris de Jesus Lucas; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Tema e conteúdo do jogo de papéis e sua inflência no desenvolvimento infantil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, Anais..., Maringá, 2011. p. 1-18.
ORSO, Monise Clara; ORSO, Regina. D’ambrosio, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. Perspectiva, Erechim, v. 42, n. 160, dez 2018, p. 113-116.
PIERINI, Ana Caroline; FRISKE, Andréia Luisa. Os 7 problemas do milênio. Informativo PET matemática, Sata Maria, dez 2014.
PIMENTA, Stéfany Bruna Brito; CALDAS, Rafaela Sousa. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski. Revista Interinstitucional de Psicologia, Goiás, v. 7, n. 2, p. 179-187, jul/dez 2014.
TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A matemática na educação infantil: algumas ideias. In: PIROLA, Nelson Antonio; AMARO, Fernanda de Oliveira S.T. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: educação matemática. Unesp: Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
TOSTA, Cíntia Gomide. Vigotski e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectivas em Psicologia, Uberaba, v.16, n.1, p. 57- 67, jan/jun 2012.
VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (Trad. Maria da Venha Villa Lobos). 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 119-142.
VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. v. 3, Madrid: Visor, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem (Trad. A. Marenitch, L. C. de Freitas, A. Pino). Educação & Sociedade, n. 21, v. 71, p. 23-44, 2000. (Trabalho original publicado em 1929).
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 3087 PDF downloads: 971