DIÁLOGOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Atividade Orientadora de ensino, Educação matemática, Organização do ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é dialogar com algumas preposições e princípios teóricos para que se possa pensar em caminhos para a organização do ensino de matemática na educação. Esses caminhos se fazem necessários diante dos resultados apresentados por avaliações externas nacionais como o SAEB (BRASIL, 2019) e internacionais como o PISA (BRASIL, 2019) que constataram baixos níveis de aprendizagem dos/as alunos/as na disciplina de matemática. Para tanto, por meio de uma pesquisa bibliográfica, embasados nos estudos da Teoria Histórico-Cultural dialogamos com a Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2006; 2007; 2012), como uma base teórico metodológica que tem contribuído com importantes mudanças na organização desse ensino. Esperamos com essa discussão, encontrarmos novas formas de organizar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, contribuindo com o desenvolvimento psíquico dos alunos na escola.
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