FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Matemática, Formação de Professores

Resumo

Este artigo trata de um histórico do ensino da matemática na formação de futuros professores polivalentes no século XX e XXI. Ancoradas nos estudos de Santos (2009) buscamos entender como o ensino da matemática, a partir dos escritos da referida autora articularam os saberes a e para ensinar. De acordo com a revisão histórica nem sempre os conteúdos matemáticos foram destacados. Compreendemos que muitas vezes os saberes são considerados sob novas bases conceituais, tendo em conta ‘saberes objetivados’, isto é, saberes que se institucionalizam ao longo do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos e incluídos intencionalmente na formação de professores. O estudo revela que, ainda hoje, ensinar matemática nos cursos de formação de professores que atuarão nos anos iniciais e na educação infantil, continua sendo um grande desafio, pois os alunos que os frequentam, em sua maioria, não gostam de Matemática e apresentam lacunas consideráveis acerca desta disciplina.

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Biografia do Autor

Mercedes Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil.

Edlene Cavalcanti Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela UFAL – AL. Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de Alagoas

Alice Estefanie Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bolsista Capes

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Publicado

2022-04-23

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Como Citar

CARVALHO, M.; SANTOS, E. C. .; PEREIRA DA SILVA, A. E. . FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE PARA ENSINAR MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/143. Acesso em: 21 nov. 2024.

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