OS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE GEOMETRIA A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULO DO RIO DE JANEIRO (1975 A 1983)
Palavras-chave:
DienesDownloads
Referências
DIENES, Z. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: Herder, 1969.
CERTEAU, M. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense - Universitária, 1982.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Trad. De Ephraim Alves. Vozes: Petrópolis, 1994.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editora Autores Associados. Jan/jun. nº. 1, 2001.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto n.º 6 de 15 de março de 1975. Estabelece a competência, aprova a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e dá outras providencias. Rio de Janeiro, 1975. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/532ff819a4c39de50325681f0061559e/92f86773637bd12403256aa7005bbdf7?OpenDocument. Acessado em 25/03/2023.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Currículos, 4, Proposta metodológica, 1º Grau, 1ª e 2ª séries, 1978. Niterói, Imprensa Oficial, 1978.
VALENTE, W. R. Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 24, p. 159-178, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 40 PDF downloads: 39