TEORIA DE VAN HIELE

os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Teoria de Van Hiele, Pensamento Geométrico, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral identificar os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele,nos quais situam-se os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da Cidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Buscando identificar se os alunos ao concluir a Ensino Fundamental,  alcançaram o nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento aos conteúdos do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na teoria de Van Hiele (1957) que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem pelos quais o aluno passa para desenvolver o aprendizado geométrico. Como metodologia, aplicamos o teste elaborado pela equipe do Projeto Fundão. Devido a pandemia de COVID-19, aplicamos 80 testes presenciais e outros 42 foram realizados em seus domicílios, totalizando 122 testes. Como principais resultados encontramos que os estudantes, situam-se em sua grande maioria no nível de visualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Freitas dos Santos Mazzini, Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Mestranda em Ensino de Matemática e Ciências. Graduanda em Matemática pela Instituição UNIABC. Professor na SEDUC, São Paulo, Brasil

Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Ensino de Matemática e Ciências pela Instituição UNICSUL. Professor na Instituição UNICSUL, São Paulo, São Paulo, Brasil

Referências

ANDRADE, J. A.; NACARATO, A. M. Tendências didaticopedagógicas no Ensino de Geometria:Um olhar sobre os trabalhos apresentados nos ENEMs. Educação Matemática em Revista. Recife, PE, v. 11, n. 17, p. 61–70, 2004.

ARAUJO, W. R. O Ensino do conceito de área no sexto ano do ensino fundamental: uma proposta didática fundamentada na teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Alagoas, 2012.

BRAGA, E. R.; DORNELES, B. V. Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 273 -289, 2011.

CROWLEY, M. L. Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo, SP: Atual, 1996.

DAMBRÓSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. 16. ed. SP: Papirus, 2008.

HIELE, P. M. V. Structure and insight: a theory of mathematics education. Nova York: Academic Press, 1986.

JAIME, A.; GUTIERREZ, A. Una propuesta de fundamentación para la enseñanza de la geometria: El modelo de van Hiele. [S.l.]: S. Llinares and M. V. Sánchez, 1990.

KALEFF, A. M. et al. Desenvolvimento do pensamento geométrico: Modelo de van Hiele. Bolema, v. 10, p. 21–30, 1994.

NASSER, L.; LOPES, M. L. M. L. Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 1996.

NASSER, L.; SANTANNA, N. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 1997.

NASSER, L.; SANT'ANNA, N. F. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010.

OLIVEIRA, M.C.E. Ressignificando conceitos de Geometria Plana a partir dos estudos dos sólidos geométricos. 2012. 279 f. Tese (Mestrado em Ensino de Matemática)—Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, v. 1, n. 1, p. 7–17, 1993.

SAMPAIO, F. F.; ALVES, G. de S. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 5, p. 69–76, 2010.

SANTOS, J.M.S.R. A teoria de Van Hiele no estudo de áreas de polígonos e poliedros.2015. 109 f. Tese (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2015.

VILLIERS, M. Algumas reflexões sobre a teoria de van Hiele. Educacao Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 400–431, 2010.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2021-05-08

Métricas


Visualizações do artigo: 572     PDF downloads: 1031

Como Citar

MAZZINI, T. F. dos S. .; SANTOS, M. E. K. L. dos . TEORIA DE VAN HIELE: os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/55. Acesso em: 21 nov. 2024.