SABERES MATEMÁTICOS DOS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TOMÉ-AÇU, PARÁ

Autores

Palavras-chave:

Saberes matemáticos, Imigrantes japoneses, Tomé-Açu

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os saberes matemáticos produzidos pelos primeiros imigrantes japoneses em Tomé-Açu, estado do Pará, destacando a preservação desses conhecimentos no Museu Histórico da Imigração Japonesa, a partir dos instrumentos ali presentes. Esse museu , é mantido pela Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu. A pesquisa está em estudos preliminares e assume características de uma pesquisa exploratória, e do tipo documental. No momento, encontramos poucas pesquisas sobre os saberes matemáticos dos primeiros imigrantes japoneses no museu em estudo, dos quais foram encontrados o Soroban, que é um tipo de Ábaco japonês, usado como calculadora; esquadro de ferro usado para construção de casas; equipamentos de agrimensura para demarcação e divisão de terras.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Docente na UFPA

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia 

É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA

Renata Lourinho da Silva, Docente na UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Mateus Gonçalves de Oliveira, Docente na UNIFESSPA

Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no curso de engeharia civil

Tem experiência na área de Estruturas, Geotecnia e Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, vigas reforçadas coma adição de fibras, análises funcional e estrutural de pavimentos, mobilidade, acessibilidade, infraestrutura de transporte, mecânica dos solos, fundações superficias e profundas.

Referências

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Publicado

2024-04-19

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Como Citar

MENDES VELOSO, R.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; OLIVEIRA, M. G. de. SABERES MATEMÁTICOS DOS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TOMÉ-AÇU, PARÁ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/326. Acesso em: 15 maio. 2024.

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