ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA A PARTIR DE PRÁTICAS INDÍGENAS DA COMUNIDADE PRINEKÔ

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Educação Escolar Indígena, Etnomatemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo articular saberes socioculturais e saberes acadêmicos por meio da abordagem de tópicos geo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Costa , aluna UNIFESSPA

Aluna de licenciatura em matemática, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Madson Sanches Brabo, Mestrando na UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA,

Renata Lourinho da Silva, Docente na UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à

teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MENDES, I. A. FARIAS, C. A. Práticas socioculturais e educação matemática – 1.ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. – (Coleção contextos da ciência).

Downloads

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 4

Como Citar

DOS SANTOS COSTA, M.; DOS SANTOS COSTA , A.; SANCHES BRABO, M.; LOURINHO DA SILVA, R. ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA A PARTIR DE PRÁTICAS INDÍGENAS DA COMUNIDADE PRINEKÔ. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/325. Acesso em: 17 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)