CAMINHOS INVESTIGATIVOS ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA PRINEKO: Propostas de sequência didática para Fundamental II

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Cultura Indígena, Sequência Didática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Docente na UFPA

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA 

É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA

Renata Lourinho da Silva, Docente na UNIFESSPA

Docente adjunta  na area de  educação matemática , na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Mateus Gonçalves de Oliveira, Docente na UNIFESSPA

Mestre em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético / Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Universidade federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

 

 

Referências

BERNADI, Bernardo. Introdução aos estudos Etno- Antropológicos. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.

ROSA, M. Jogos matemáticos: traços de lusofonia. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua La Portuguesa. In: Anais do CIEMELP2015. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2015. pp. 1-6.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 3     PDF downloads: 4

Como Citar

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; GONÇALVES DE OLIVEIRA, M. CAMINHOS INVESTIGATIVOS ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA PRINEKO: Propostas de sequência didática para Fundamental II. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/342. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)