CAMINHOS INVESTIGATIVOS NAS RELAÇÕES ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E A CULTURA INDÍGENA PRINEKÔ: propostas de sequência didática para o ensino Fundamental II

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Cultura Indígena, Sequência Didática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Clara Montel Gomes Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

 

Graduanda em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Reinaldo Feio Lima, UFPA

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA 

É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Docente adjunta  na area de  educação matemática , na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Mateus Gonçalves de Oliveira, UNIFESSPA

Mestre em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético / Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Universidade federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

 

 

Citas

BERNADI, Bernardo. Introdução aos estudos Etno- Antropológicos. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.

ROSA, M. Jogos matemáticos: traços de lusofonia. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua La Portuguesa. In: Anais do CIEMELP2015. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2015. pp. 1-6.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 48     PDF (Português (Brasil)) downloads: 52

Cómo citar

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; GONÇALVES DE OLIVEIRA, M. CAMINHOS INVESTIGATIVOS NAS RELAÇÕES ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E A CULTURA INDÍGENA PRINEKÔ: propostas de sequência didática para o ensino Fundamental II. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/342. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a