MATEMÁTICA NAS MORADIAS INDÍGENAS: Um estudo sobre trigonometria e formas geométricas na formação de professores

Autores

  • Maria Clara Montel Gomes Lima mariaclaramontel@unifesspa.edu.br
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Renata Lourinho da Silva renatasilva@unifesspa.edu.br
    UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0001-9094-9137

Palavras-chave:

Etnomatemática, Cultura Indígena, Ensino de Matemática

Downloads

Biografia do Autor

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Docente adjunta na UNIFESSPA, faculdade de ciências exatas\Campus Santana do Araguaia.

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Referências

DE SOUSA MELO, R.; BELMIRO DA SILVEIRA, H.; LOURINHO DA SILVA, R.; MONTEL GOMES, M. C. ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/329. Acesso em: 28 fev. 2025.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 269.

PIANA, José. A pesquisa de campo. In: PIANA, José; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Metodologia científica: teoria e prática. São Paulo: Scielo-EDUEM, 2010. Disponível em:https://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf?utm_source=chatgpt.com

BRUYNE, R. A metodologia científica. Lisboa: Presença, 1991.disponivel em:

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9443/9443_4.PDF?utm_source=chatgpt.com

BERNADI, Bernardo. Introdução aos estudos Etno- Antropológicos. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.

ROSA, M. Jogos matemáticos: traços de lusofonia. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua La Portuguesa. In: Anais do CIEMELP2015. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2015. pp. 1-6.

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; GONÇALVES DE OLIVEIRA, M. CAMINHOS INVESTIGATIVOS NAS RELAÇÕES ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E A CULTURA INDÍGENA PRINEKÔ: propostas de sequência didática para o ensino Fundamental II. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/342. Acesso em: 27 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-03

Métricas


Visualizações do artigo: 1     PDF downloads: 2

Como Citar

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; LOURINHO DA SILVA, R. MATEMÁTICA NAS MORADIAS INDÍGENAS: Um estudo sobre trigonometria e formas geométricas na formação de professores. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/454. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.