MATEMÁTICA NAS MORADIAS INDÍGENAS: Um estudo sobre trigonometria e formas geométricas na formação de professores

Autores/as

  • Maria Clara Montel Gomes Lima mariaclaramontel@unifesspa.edu.br
    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Renata Lourinho da Silva renatasilva@unifesspa.edu.br
    UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0001-9094-9137

Palabras clave:

Etnomatemática, Cultura Indígena, Ensino de Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Docente adjunta na UNIFESSPA, faculdade de ciências exatas\Campus Santana do Araguaia.

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Citas

DE SOUSA MELO, R.; BELMIRO DA SILVEIRA, H.; LOURINHO DA SILVA, R.; MONTEL GOMES, M. C. ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/329. Acesso em: 28 fev. 2025.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 269.

PIANA, José. A pesquisa de campo. In: PIANA, José; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Metodologia científica: teoria e prática. São Paulo: Scielo-EDUEM, 2010. Disponível em:https://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-06.pdf?utm_source=chatgpt.com

BRUYNE, R. A metodologia científica. Lisboa: Presença, 1991.disponivel em:

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9443/9443_4.PDF?utm_source=chatgpt.com

BERNADI, Bernardo. Introdução aos estudos Etno- Antropológicos. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Tese de Doutorado. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2010.

ROSA, M. Jogos matemáticos: traços de lusofonia. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua La Portuguesa. In: Anais do CIEMELP2015. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2015. pp. 1-6.

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; GONÇALVES DE OLIVEIRA, M. CAMINHOS INVESTIGATIVOS NAS RELAÇÕES ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E A CULTURA INDÍGENA PRINEKÔ: propostas de sequência didática para o ensino Fundamental II. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/342. Acesso em: 27 fev. 2025.

Publicado

2025-04-03

Métricas


Visualizações do artigo: 1     PDF (Português (Brasil)) downloads: 2

Cómo citar

MONTEL GOMES LIMA, M. C.; LOURINHO DA SILVA, R. MATEMÁTICA NAS MORADIAS INDÍGENAS: Um estudo sobre trigonometria e formas geométricas na formação de professores. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/454. Acesso em: 8 abr. 2025.

Número

Sección

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.