SABERES MATEMÁTICOS DOS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TOMÉ-AÇU, PARÁ (1929)

Authors

Keywords:

Saberes matemáticos, Imigrantes japoneses, Tomé-Açu

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raony Mendes Veloso, Universidade Federal do Pará

Graduando em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Tome-açu, Pará, Brasil.

Reinaldo Feio Lima, UFPA

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia 

É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Mateus Gonçalves de Oliveira, UNIFESSPA

Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no curso de engeharia civil

Tem experiência na área de Estruturas, Geotecnia e Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, vigas reforçadas coma adição de fibras, análises funcional e estrutural de pavimentos, mobilidade, acessibilidade, infraestrutura de transporte, mecânica dos solos, fundações superficias e profundas.

References

ALMEIDA, F. de; et al. A formação da imagem e da paisagem urbana do município de Tomé-Açu: uma análise do núcleo urbano de Quatro Bocas. Paisagens Híbridas, 1(2), 54 a 73. (2018). Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ph/article/view/22965. Acesso em: 22 ago. 2023.

D’AMBROSIO, U.. Etnomatemática: Elo Entre Tradições e Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002

FERNANDES, C.T. et al. A construção do conceito de número e o pré-soroban. MEC. Secretaria de Educação Especial, 2006.

HOMMA, A. K. O.. A imigração japonesa na Amazônia : sua contribuição ao desenvolvimento agrícola / Alfredo Kingo Oyama Homma. – 2. ed. – Brasília, DF : Embrapa, 2016.

MUTO, R.. O Japão na Amazônia: condicionantes para a fização e mobilidade dos imigrantes japoneses (1929-2009). - 2010. Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Belém, 2010.

SANTOS, S. N. dos. A etnomatemática da comunidade campestre : um estudo dos saberes matemáticos. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

Published

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 112     PDF (Português (Brasil)) downloads: 78

How to Cite

MENDES VELOSO, R.; FEIO LIMA, R.; LOURINHO DA SILVA, R.; OLIVEIRA, M. G. de. SABERES MATEMÁTICOS DOS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TOMÉ-AÇU, PARÁ (1929). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/326. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)