A FORMAÇÃO DOCENTE EM ALAGOAS CONFIGURADA NA MATEMÁTICA ESCOLAR PELA CULTURA REVISTAS DO ENSINO: focalizando a Revista Pedagogium Alagoano (1891 – 1892) e Revista do Ensino (1927)
Palavras-chave:
Formação docente, Matemática escolar, Revista do Ensino Pedagogium Alagoano, (1891-1892), Revista do Ensino (1927)Resumo
O presente artigo objetiva fazer uma reflexão sobre os saberes mobilizados na Revista do Ensino Pedagogium Alagoano (1891-1892) e o Plano de Ensino de Matemática publicado na Revista do Ensino (1927) que orientava os trabalhos docentes para o ensino, e de como e quando as questões das experiências dos saberes adquiridos pelos docentes em sua formação, contribuíam para atuação nas escolas. A pesquisa é de cunho histórico-documental, realizada a partir de cruzamentos de fontes, tais como impressos, Revistas do Ensino, e dos estudos sobre a história da educação em Alagoas. Foram consultados documentos nos Arquivos Públicos do Estado e na Biblioteca Pública de Alagoas, bem como Programas de Ensino encontrados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo revelou que, de um lado estão a matriz curricular, as disciplinas, de outro lado, estão às metodologias. Seu lugar privilegiado são as Escolas de Prática, as Escolas Modelo.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Souza. Revista de Ensino – Pedagogium,-nº 10/ 1892. Relatório apresentado ao Ministério do Império em 15 de fevereiro de 1892. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1892. 163p.
FRANCOEUR, Louis-Benjamin, (1773-1849). O primeiro Compêndio de Desenho Linear, Le Dessin Linéaire d’aprés la méthode de l’enseignement mutuel, lançado em 1819.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Introduction. Savoirs en (trans)formation. Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation, In: ______. Savoirs en (trans) formation: ao coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Raisons éducatives, 2009, p. 7 – 40.
MARTINS, Angela Maria Souza. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Anais do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Campinas, SP: FE/UNICAMP: HISTEDBR, 2009
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Geometria e Desenho como matérias do curso normal no período da Primeira República no Brasil. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 3, N. 2, p. 43- 54, fev. 2015.
SAVIANE, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
VALENTE, W.R. Livro Didático e Educação Matemática: uma história inseparável. Zetetiké. Campinas, v. 16, n. 30, jul/dez. 2008.
VALENTE, W.R. et al. (2017). A Matemática na Formação de Professores e no Ensino:processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1809-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP.
VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. A Primeira Escola Normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.
VILELA, Humberto. A Escola Normal de Maceió (1869 – 1937). Maceió: Edufal, 1982, p. 75; p. 63 - 92-96.
FONTES IMPRESSAS DOCUMENTAIS
DIÁRIO DAS ALAGOAS, Maceió, 07 de julho de 1869, ano XII, nº 152, p. 3.
REVISTA DO ENSINO – PEDAGOGIUM ALAGOANO – 1891 – 1892. Arquivo Público de Maceió – Al.
REVISTA DE ENSINO, 1927, Anno I, nº 6, nov./dez. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135356. Acesso em: 03 de março de 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 131 PDF downloads: 68