A FORMAÇÃO DOCENTE EM ALAGOAS CONFIGURADA NA MATEMÁTICA ESCOLAR PELA CULTURA REVISTAS DO ENSINO: focalizando a Revista Pedagogium Alagoano (1891 – 1892) e Revista do Ensino (1927)

Autores/as

Palabras clave:

Formação docente, Matemática escolar, Revista do Ensino Pedagogium Alagoano, (1891-1892), Revista do Ensino (1927)

Resumen

O presente artigo objetiva fazer uma reflexão sobre os saberes mobilizados na Revista do Ensino Pedagogium Alagoano (1891-1892) e o Plano de Ensino de Matemática publicado na Revista do Ensino (1927) que orientava os trabalhos docentes para o ensino, e de como e quando as questões das experiências dos saberes adquiridos pelos docentes em sua formação, contribuíam para atuação nas escolas. A pesquisa é de cunho histórico-documental, realizada a partir de cruzamentos de fontes, tais como impressos, Revistas do Ensino, e dos estudos sobre a história da educação em Alagoas. Foram consultados documentos nos Arquivos Públicos do Estado e na Biblioteca Pública de Alagoas, bem como Programas de Ensino encontrados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo revelou que, de um lado estão a matriz curricular, as disciplinas, de outro lado, estão às metodologias. Seu lugar privilegiado são as Escolas de Prática, as Escolas Modelo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edlene Cavalcanti Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação pela UFAL – AL. Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Brasil.

Citas

BANDEIRA, Souza. Revista de Ensino – Pedagogium,-nº 10/ 1892. Relatório apresentado ao Ministério do Império em 15 de fevereiro de 1892. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1892. 163p.

FRANCOEUR, Louis-Benjamin, (1773-1849). O primeiro Compêndio de Desenho Linear, Le Dessin Linéaire d’aprés la méthode de l’enseignement mutuel, lançado em 1819.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Introduction. Savoirs en (trans)formation. Au coeur des professions de l’enseignement et de la formation, In: ______. Savoirs en (trans) formation: ao coeur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Raisons éducatives, 2009, p. 7 – 40.

MARTINS, Angela Maria Souza. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Anais do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Campinas, SP: FE/UNICAMP: HISTEDBR, 2009

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Geometria e Desenho como matérias do curso normal no período da Primeira República no Brasil. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 3, N. 2, p. 43- 54, fev. 2015.

SAVIANE, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

VALENTE, W.R. Livro Didático e Educação Matemática: uma história inseparável. Zetetiké. Campinas, v. 16, n. 30, jul/dez. 2008.

VALENTE, W.R. et al. (2017). A Matemática na Formação de Professores e no Ensino:processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1809-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP.

VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. A Primeira Escola Normal do Brasil: concepções sobre a institucionalização da formação docente no século XIX. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.

VILELA, Humberto. A Escola Normal de Maceió (1869 – 1937). Maceió: Edufal, 1982, p. 75; p. 63 - 92-96.

FONTES IMPRESSAS DOCUMENTAIS

DIÁRIO DAS ALAGOAS, Maceió, 07 de julho de 1869, ano XII, nº 152, p. 3.

REVISTA DO ENSINO – PEDAGOGIUM ALAGOANO – 1891 – 1892. Arquivo Público de Maceió – Al.

REVISTA DE ENSINO, 1927, Anno I, nº 6, nov./dez. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135356. Acesso em: 03 de março de 2022.

Publicado

2022-03-29

Métricas


Visualizações do artigo: 131     PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

Cómo citar

SANTOS, E. C. . A FORMAÇÃO DOCENTE EM ALAGOAS CONFIGURADA NA MATEMÁTICA ESCOLAR PELA CULTURA REVISTAS DO ENSINO: focalizando a Revista Pedagogium Alagoano (1891 – 1892) e Revista do Ensino (1927). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/150. Acesso em: 3 dic. 2024.