HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DA REDE PÚBLICA: uma experiência no ensino da matemática
Palavras-chave:
Educação matemática; Formação de professores; Desenvolvimento profissionalResumo
Esse artigo trata de uma experiência vivenciada por professores do Grupo de História da Educação Matemática – GHEMAT – Brasil em parceira com Prefeituras Municipais e estadual de algumas cidades do Estado de Alagoas e Pernambuco, e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFAL - GPEM sobre o ensino da matemática. Focalizamos os profissionais que atuam na formação de professores do 5º e 6º ano, a fim de compreenderem a importância de construir novas experiências e conhecimentos quando assumem a posição de formadores. Os resultados apontam que esses formadores estabeleceram uma expertise em relação à interlocução deles com a docência com o qual trabalham com vistas ao desenvolvimento profissional tanto do professor que ensina matemática quanto ao próprio desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BORER, V. L. Les savoirs: un enjeu crucial de l'institutionnalisation des formations à l'enseignement. In: Rita Hofstetter et al. Savoirs en (trans)formation – Au cœur des professions de l’enseignement et de la formation. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2009. p. 41-58.
DE CERTEAU, M. A escrita da história (3a ed., Maria de Lourdes Menezes, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2015.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 249 p.
D´AMBRÓSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 2001.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. (2020). “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In W. R. Valente, (Org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial.
HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B.; FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 55-112.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental / Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação; coordenação Ana Coelho Vieira Selva, Sônia Regina Diógenes Tenório ; apresentação Frederico da Costa Amâncio, Maria Elza da Silva. – Recife : A Secretaria, 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 201-228.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 97 pdf downloads: 40