OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA SISTEMATIZADOS NA REVISTA CURRÍCULO DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970

Autores

Palavras-chave:

Orientações oficiais, Revista Currículo, Saberes a e para ensinar

Resumo

O presente texto tem como objeto os saberes a e para ensinar matemática veiculados pela Revista Currículo, elaborada e distribuída aos professores pelo governo paranaense nas décadas de 1970 e 1980. O questionamento que orientou a investigação foi: Quais as orientações a e para ensinar matemática foram veiculadas pela Revista_Currículo no estado do Paraná durante a década de 1970? Na intenção de identificar os saberes a e para ensinar matemática no período, o referencial teórico-metodológico se apoia na história_cultural e nos conceitos a e para ensinar. A revista Currículo se constitui num instrumento de formação possibilitando o acesso às orientações oficiais para ensinar matemática. Observou que as orientações expressavam as concepções da época quanto à graduação de dificuldades, a atividade com materiais “concretos” e a utilização de situações reais como problemas matemáticos, mas que, ao final, acabavam tendo um tratamento formal e com ênfase no registro dos procedimentos no caderno. 

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Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica - PR

Doutor em. Educação pela Instituição PUCPR.  Professor na Instituição PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Fabiane Aparecida de Almeida Bezerra, Pontifícia Universidade Católica - PR

Graduanda em Pedagogia pela Instituição (PUCPR)

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Publicado

2021-05-02

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Como Citar

COSTA, R. R. da .; BEZERRA, F. A. de A. OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA SISTEMATIZADOS NA REVISTA CURRÍCULO DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/22. Acesso em: 17 maio. 2024.