OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA SISTEMATIZADOS NA REVISTA CURRÍCULO DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970
Palabras clave:
Orientações oficiais, Revista Currículo, Saberes a e para ensinarResumen
O presente texto tem como objeto os saberes a e para ensinar matemática veiculados pela Revista Currículo, elaborada e distribuída aos professores pelo governo paranaense nas décadas de 1970 e 1980. O questionamento que orientou a investigação foi: Quais as orientações a e para ensinar matemática foram veiculadas pela Revista_Currículo no estado do Paraná durante a década de 1970? Na intenção de identificar os saberes a e para ensinar matemática no período, o referencial teórico-metodológico se apoia na história_cultural e nos conceitos a e para ensinar. A revista Currículo se constitui num instrumento de formação possibilitando o acesso às orientações oficiais para ensinar matemática. Observou que as orientações expressavam as concepções da época quanto à graduação de dificuldades, a atividade com materiais “concretos” e a utilização de situações reais como problemas matemáticos, mas que, ao final, acabavam tendo um tratamento formal e com ênfase no registro dos procedimentos no caderno.
Descargas
Citas
BARBOSA, Laura Monte Serrat. Sobre a dificuldade de aprendizagem – ela existe? In: Psicopedagogia um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2006.
BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: introdução aos seus usos historiográficos. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BURKE. Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CETEPAR. Curso de aperfeiçoamento – 1ª etapa: fundamentação didático-pedagógica. Curitiba. 1975.
COSENZA, Ramon M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, R. R. da. Clélia Tavares Martins e sua influência na formação de professores e no ensino de matemática no Paraná: 1960 - 1980. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 195-211, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141. 2020. n 34. P 195-211. id270. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270. Acesso em: 10 abr. 2021.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. O Centro de Treinamento de Pessoal do Estado do Paraná e a capacitação e aperfeiçoamento do professor. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 61, p. 645-661. 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25279/23524. Acesso em 10 abr. 2021.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A matemática na escola primária paranaense na década de 1960: orientações metodológicas e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 423-443. 2016. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2068. Acesso em 09 abr. 2021.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna –1961 a 1982. 2013. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
FREITAS. Clariane do Nascimento de; CORSO, Helena Velhinho. A psicopedagogia na educação infantil: o papel das brincadeiras na prevenção das dificuldades de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, 2016; 33(101): 206-16. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/490/a-psicopedagogia-na-educacao-infantil--o-papel-das-brincadeiras-na-prevencao-das-dificuldades-de-aprendizagem. Acesso em: 03 jun. 2021.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central de formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. FREYMOND, Mathilde de. “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização do expert em educação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans) formação: tema central de formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.
MEDINA, Laís Soares; KLEIN, Tânia Aparecida da Silva. Análise dos conhecimentos prévios dos alunos do ensino fundamental sobre o tema “microorganismos”. In: XVI SEMANA DA EDUCAÇÃO E VI SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO "DESAFIOS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO". Londrina, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/RESUMO/SABERES%20E%20PRATICAS/ANALISE%20DOS%20CONHECIMENTOS%20PREVIOS%20DOS%20ALUNOS%20DO%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%20SOBRE%20O%20TEMA%2093MICROORGANISMOS94.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. SBEM: Revista de Educação Matemática. Ano 9, N.0-10, 2005.
PARANÁ, Secretaria de Educação e Cultura. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na segunda série do ensino de 1º Grau. Curitiba, 1977.
PORTELA, Mariliza Simonete. A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática. In: Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (4.).
PORTO, Rizza Araujo. Ver, sentir, descobrir a aritmética. 10. ed. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1968.
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Tradução de Carlos Eduardo Vieira. Educar, Curitiba, n.18, p.13-28. 2001. Editora da UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a03.pdf Acesso em: 12 abr. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836/2758. Acesso em: 12 abri. 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 356 PDF (Português (Brasil)) downloads: 228