A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Percepção Matemática, Educação Infantil, Organização do ensino

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir como a percepção Matemática se desenvolve na Educação Infantil. A percepção matemática possibilita que a criança explore diferentes campos dessa ciência: espacial, topológico, numérico e de medida reconhecendo a presença desses em situações do cotidiano. Diante da necessidade de ressignificar esse ensino, por meio de uma pesquisa bibliográfica, procuramos conceituar, em artigos e livros, o que é percepção matemática e sua importância no processo de desenvolvimento infantil. Concluímos que a percepção não é uma função psicológica pronta e acabada, ela vai se aperfeiçoando com a idade e o desenvolvimento mental, por meio de experiências e ações didáticas organizadas na escola. Esperamos com este trabalho instigar professores a adotarem princípios e recursos que motivem o aluno a pensar, questionar e relacionar o conhecimento científico com suas diversas áreas, com direção a verdadeira formação humana, tarefa fundamental da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelma Fátima Castro, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora, Depto de Teoria e Prática da educação/ Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora, Depto de Teoria e Prática da educação/Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Citas

BOTTURA, Lara Mucheroni. O uso da atividade guia (brincar) como catalisadora do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. 63f. Monografia. (trabalho de conclusão de concurso-pedagogia) - Faculdade de Ciências, UNESP, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 1 ed. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.

CARVALHO, Thiago José Garcia de. Um novo olhar para o ensino da matemática. Redivi, v. 5, n. 1.1, p. 1-10, 2017.

IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. 11 ed. São Paulo: Globo, 2005.

LACANALLO, Luciana Figueiredo. O jogo no ensino da matemática: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico. 218f. Tese. (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Maringá, 2011.

LOPES, Celi Espassandin; GRANDO, Regina Célia. Resolução de problemas na educação matemática para a infância. Campinas: UNICAMP, 2012.

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2 ed. ver. Campinas: Autores Associado, 2008.

LURIA, Alexander Romanovich. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MAGALHÃES, Giselle Modé; MESQUITA, Afonso Mancuso. O jogo de papéis como atividade pedagógica na educação infantil: apontamentos para a emancipação humana. NUANCES: estudo sobre educação. Presidente Prudente: Unesp, v. 25, n. 1, jan. 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727>. Acesso em: 1 dez. 2019.

MAIA, Janaina Nogueira. Concepções de criança, infância e educação dos professores de educação infantil. 135f. Dissertação para obtenção do título de mestre, Universidade Católica Dom Bosco, 2012.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 249f. Tese para obtenção do título de livre-Docente em Psicologia, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da psicologia histórico cultural para a pedagogia histórico-crítica. In: Exposição na mesa redonda “Marxismo e educação: Fundamentos da pedagogia histórico-crítica”. VII Colóquio Interacional Marx e Engels. Anais..., Campinas, 2012, p. 1-13.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2007, p. 73-88.

MOYA, Dóris de Jesus Lucas; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Tema e conteúdo do jogo de papéis e sua inflência no desenvolvimento infantil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, Anais..., Maringá, 2011. p. 1-18.

ORSO, Monise Clara; ORSO, Regina. D’ambrosio, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. Perspectiva, Erechim, v. 42, n. 160, dez 2018, p. 113-116.

PIERINI, Ana Caroline; FRISKE, Andréia Luisa. Os 7 problemas do milênio. Informativo PET matemática, Sata Maria, dez 2014.

PIMENTA, Stéfany Bruna Brito; CALDAS, Rafaela Sousa. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski. Revista Interinstitucional de Psicologia, Goiás, v. 7, n. 2, p. 179-187, jul/dez 2014.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. A matemática na educação infantil: algumas ideias. In: PIROLA, Nelson Antonio; AMARO, Fernanda de Oliveira S.T. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: educação matemática. Unesp: Pró-Reitoria de Graduação, 2004.

TOSTA, Cíntia Gomide. Vigotski e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectivas em Psicologia, Uberaba, v.16, n.1, p. 57- 67, jan/jun 2012.

VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. (Trad. Maria da Venha Villa Lobos). 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 119-142.

VIGOTSKI, L. S. Formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. v. 3, Madrid: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem (Trad. A. Marenitch, L. C. de Freitas, A. Pino). Educação & Sociedade, n. 21, v. 71, p. 23-44, 2000. (Trabalho original publicado em 1929).

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 3087     PDF (Português (Brasil)) downloads: 971

Cómo citar

CASTRO, J. F.; ARRAIS, L. F. L. .; PAULA, E. M. A. T. de . A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/31. Acesso em: 21 nov. 2024.