ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE TAREFAS, DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática, Conceitos Aritméticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Vitória Ferreira Silva, UNIFESSPA

Graduanda em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0484-1054. Email: eduarda.silva@unifesspa.edu.br

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA

Renata Lourinho da Silva, Docente adjunta na UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Helves Belmiro da Silveira, Docente na UNIFESSPA

Professor efetivo no Instituto de engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Doutorando em educação pela UNISC

 Desenvolve estudos em comunidade indígenas, da  região do Araguaia, do Sul extremos do estado do Pará, em que estuda as  práticas etnomatemáticas ali presentes .

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

BRASIL, As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

Educação Escolar Indígena. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília-DF, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VILELA Elaine Gomes; BORREGO Cristhiane Lopes; AZEVEDO Adriana Barroso de. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul – SP, v.6, n. 12, p. 75-84, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 34     PDF downloads: 46

Como Citar

SILVA, E. V. F.; BRABO, M. . S.; SILVA, R. L. da; SILVEIRA, H. B. da. ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE TAREFAS, DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/306. Acesso em: 21 nov. 2024.