ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática, Conceitos Aritméticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA

Renata Lourinho da Silva, Docente adjunta na UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Helves Belmiro da Silveira, Docente na UNIFESSPA

Professor efetivo no Instituto de engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Doutorando em educação pela UNISC

 Desenvolve estudos em comunidade indígenas, da  região do Araguaia, do Sul extremos do estado do Pará, em que estuda as  práticas etnomatemáticas ali presentes .

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

BRASIL, As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

Educação Escolar Indígena. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília-DF, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VILELA Elaine Gomes; BORREGO Cristhiane Lopes; AZEVEDO Adriana Barroso de. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul – SP, v.6, n. 12, p. 75-84, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 4     PDF downloads: 15

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, E. V.; SANCHES BRABO, M.; LOURINHO DA SILVA, R.; BELMIRO DA SILVEIRA, H. ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/306. Acesso em: 15 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)