ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE TAREFAS, DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática, Conceitos Aritméticos

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Biografía del autor/a

Eduarda Vitória Ferreira Silva, UNIFESSPA

Graduanda em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0484-1054. Email: eduarda.silva@unifesspa.edu.br

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA

Renata Lourinho da Silva, Docente adjunta na UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permamente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências , PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Helves Belmiro da Silveira, Docente na UNIFESSPA

Professor efetivo no Instituto de engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA

Doutorando em educação pela UNISC

 Desenvolve estudos em comunidade indígenas, da  região do Araguaia, do Sul extremos do estado do Pará, em que estuda as  práticas etnomatemáticas ali presentes .

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

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BRASIL, As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

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D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

VILELA Elaine Gomes; BORREGO Cristhiane Lopes; AZEVEDO Adriana Barroso de. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul – SP, v.6, n. 12, p. 75-84, 2021.

Publicado

2024-04-23

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Cómo citar

SILVA, E. V. F.; BRABO, M. . S.; SILVA, R. L. da; SILVEIRA, H. B. da. ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE TAREFAS, DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/306. Acesso em: 28 ene. 2025.