RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
um exame nos Guias do PNLD (2002 e 2020)
Palavras-chave:
Resolução de Palavras, PNLD, Livro didático de Matemática, História da Educação MatemáticaResumo
A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo comparar o(s) entendimento(s) de resolução de problemas presentes no Guia PNLD, nas edições de 2002 e 2020. Como referência para tratar sobre entendimento(s) de resolução de problemas foi utilizado Onuchic (1999) e Trindade e Santos (2013). Como fonte, nesse primeiro movimento, foram utilizados os Guias dos Livros Didáticos avaliados nos PNLD dos anos de 2002 e 2020. O exame inicial das fontes possibilitou aferir que o PNLD 2002, apesar de conter indícios da Resolução de Problemas como metodologia, não contempla essa abordagem. Já no PNLD 2020 a Resolução de Problemas como metodologia é indicada explicitamente.
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