RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

um exame nos Guias do PNLD (2002 e 2020)

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Palavras, PNLD, Livro didático de Matemática, História da Educação Matemática

Resumo

A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo comparar o(s) entendimento(s) de resolução de problemas presentes no Guia PNLD, nas edições de 2002 e 2020. Como referência para tratar sobre entendimento(s) de resolução de problemas foi utilizado Onuchic (1999) e Trindade e Santos (2013). Como fonte, nesse primeiro movimento, foram utilizados os Guias dos Livros Didáticos avaliados nos PNLD dos anos de 2002 e 2020. O exame inicial das fontes possibilitou aferir que o PNLD 2002, apesar de conter indícios da Resolução de Problemas como metodologia, não contempla essa abordagem. Já no PNLD 2020 a Resolução de Problemas como metodologia é indicada explicitamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocelmo de Morais França, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) pela Universidade Federal de Sergipe

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC-SP). Professora do Departamento de Matemática (DMA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA)  na Universidade Federal de Sergipe

Referências

BATISTA, A. A. G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001876.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

BERTINI, L. F. Resolução de problemas: deslocamentos entre as propostas da década de 30 e as propostas atuais no Brasil. In: XII Seminário Temático. Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 – 1970). Curitiba: 2015. p. 349-360. Disponível em: <http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/29_BERTINI.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia do livro didático 5ª a 8ª série (PNLD 2002). Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/10527-guia-pnld-2002>. Acesso em: 12 abr. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia PNLD 2020. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/13410-guia-pnld-2020>. Acesso em: 12 abr. 2021.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte . Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957>. Acesso em: 12 abr. 2021.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª série. São Paulo: Editora Ática, 2005.

JUSTULIN, A. M.; MORAIS, R. S. A resolução de problemas em três contextos – pesquisa, documentos oficiais e livros didáticos. XII ENEM. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. Anais... São Paulo: 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6122_4167_ID.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectiva. São Paulo: Editora da UNESP, cap. 12, p. 199-220, 1999.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/72994/2-s2.0-84873689803.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 abr. 2021.

TRINDADE, D. A.; SANTOS, I. B. Resolução de problemas: metodologia ou recurso? (o caso de quinze professores de matemática de Aracaju). XI ENEM. Educação Matemática: retrospectiva e perspectiva. Anais... Curitiba: 2013. p. 1-15. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/2497_1557_ID.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 437     PDF downloads: 205

Como Citar

FRANÇA, J. de M.; SANTOS, I. B. dos . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um exame nos Guias do PNLD (2002 e 2020). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/52. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)