APROPRIAÇÕES DO MÉTODO MONTESSORI PARA O ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS (1928 - 1952)

Autores

Palavras-chave:

Maria Montessori, Saberes matemáticos, Materiais didáticos

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma narrativa acerca de apropriações da proposta de Maria Montessori com relação aos saberes matemáticos. Os periódicos examinados, como fonte, foram localizados no Repositório de Conteúdo Digital (RCD), foram selecionados vinte e dois que mencionavam Maria Montessori e somente oito adotados para cumprir o objetivo de caracterizar as apropriações feitas por autores de artigos publicados em periódicos brasileiros em relação a proposta de Maria Montessori para o ensino de saberes matemáticos (1928-1952). A partir do exame dos periódicos foi possível identificar que alguns autores relatavam trajetórias de formação e atuação de Montessori e descreviam materiais didáticos para o ensino. A partir da identificação de materiais como tabletes verdes; séries de cubos, cilindros; foi possível caracterizar o uso relacionado a saberes matemáticos como o cálculo de áreas e volumes; principais unidades de comprimento; conhecimento inicial de comprimento, capacidade e peso; formação de unidades, dezenas, centenas e milhares.

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Biografia do Autor

Helen Kaline Amorim Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil

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Publicado

2021-05-04

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Como Citar

SANTOS, H. K. A. .; SANTOS, I. B. dos . APROPRIAÇÕES DO MÉTODO MONTESSORI PARA O ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS (1928 - 1952). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/35. Acesso em: 20 maio. 2024.

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