APROPRIAÇÕES DO MÉTODO MONTESSORI PARA O ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS (1928 - 1952)

Autores

Palavras-chave:

Maria Montessori, Saberes matemáticos, Materiais didáticos

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma narrativa acerca de apropriações da proposta de Maria Montessori com relação aos saberes matemáticos. Os periódicos examinados, como fonte, foram localizados no Repositório de Conteúdo Digital (RCD), foram selecionados vinte e dois que mencionavam Maria Montessori e somente oito adotados para cumprir o objetivo de caracterizar as apropriações feitas por autores de artigos publicados em periódicos brasileiros em relação a proposta de Maria Montessori para o ensino de saberes matemáticos (1928-1952). A partir do exame dos periódicos foi possível identificar que alguns autores relatavam trajetórias de formação e atuação de Montessori e descreviam materiais didáticos para o ensino. A partir da identificação de materiais como tabletes verdes; séries de cubos, cilindros; foi possível caracterizar o uso relacionado a saberes matemáticos como o cálculo de áreas e volumes; principais unidades de comprimento; conhecimento inicial de comprimento, capacidade e peso; formação de unidades, dezenas, centenas e milhares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Kaline Amorim Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Referências

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, abr. 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 jan. 2021.

CONCEIÇÃO, M. da. Maria Montessori. Revista do Ensino, Belo Horizonte, v. 4, n. 25, p. 26-29, jan. 1928. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179991. Acesso em: 30 nov. 2020.

COSTA, D.; VALENTE, W. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v.1, n. 1, p. 96-110, jul/dez, Campinas (SP), 2015.

FRANCA, A. A educação infantil e o methodo Montessori. Revista de Educação, Bahia, n. 2, p. 88-92, fev. 1930. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/161462. Acesso em: 30 nov. 2020.

LA VALLE, M. Maria Montessori. Revista do Professor, São Paulo, n. 14, p. 17, nov. 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130577. Acesso em: 30 dez. 2020.

MAFFI, Q. O desenvolvimento do Methodo Montessori. Revista do Ensino, Belo Horizonte, v. 9, n. 116-117, p. 172-174, jul. 1935. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181515. Acesso em: 01 dez. 2020.

POEW, M. de. Methodo Montessori. Revista de Ensino, Maceió, v. 2, n. 10, p. 25-30, jul. 1928a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135361. Acesso em: 29 nov. 2020.

POEW, M. de. Methodo Montessori. Revista de Ensino, Maceió, v. 2, n. 11, p. 37-44, set. 1928b. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135362. Acesso em: 29 nov. 2020.

POEW, M. de. O Methodo Montessori. Revista de Ensino, Maceió, v. 2, n. 17, p. 49-53, set. 1929. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135364. Acesso em: 30 nov. 2020.

REZENDE, A. M. S. de. Maria Montessori e a sua circulação: o que dizem as fontes italianas?. In: XVIII Seminário Temático - Os experts e a sistematização da matemática para o ensino e a formação de professores, 2020. Anais do XVIII Seminário Temático, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zrGqwhY53AwgD1BJ1dtVG0cJDOcPRwu-/view. Acesso em: 20 out. 2020.

SONNEWEND, P. O método Montessori. Revista de Educação, São Paulo, v. 38, n. 62-65, p. 77-81, abr. 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128327. Acesso em: 03 dez. 2020.

TEZZARI, M. Educação especial e ação docente: da medicina à educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

VALENTE, W. R. (Org.). Elementar – Cadernos de Trabalho. Vol.3. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, 50p.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Métricas


Visualizações do artigo: 274     PDF downloads: 148

Como Citar

SANTOS, H. K. A. .; SANTOS, I. B. dos . APROPRIAÇÕES DO MÉTODO MONTESSORI PARA O ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS (1928 - 1952). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/35. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)