O LEGADO DE MONTESSORI PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sua filosofia e as apropriações

Autores

Palavras-chave:

Maria Montessori, Apropriações, História recente

Resumo

Este texto, discutido no XX Seminário Temático Internacional, enquadra-se aos projetos que se encontram em desenvolvimento. Assim, aponta-se uma proposta de cunho historiográfico que tem como objetivo compreender as apropriações sobre a filosofia montessoriana. Inicialmente, foram analisados alguns textos de Valente (2017, 2018, 2020) para introduzir o aparato teórico-metodológico da investigação, e também a tese de Rezende (2021), a qual discute sobre a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos. Outros textos científicos estão sendo analisados a fim de sustentar as informações pertinentes sobre as ideias referentes à filosofia de Maria Montessori. Para a produção de dados da pesquisa, pretende-se analisar documentos utilizados para a fundação do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, fundado em 20 de outubro de 1980. Espera-se, como um dos resultados, que seja possível indicar como a filosofia de Montessori fora aproveitada nessa região do Brasil.

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Biografia do Autor

Angela Regina da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para Ciência e Matemática (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-03-25

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Como Citar

SILVA, A. R. da .; NEVES, K. C. R. . O LEGADO DE MONTESSORI PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sua filosofia e as apropriações. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/108. Acesso em: 7 maio. 2024.