O LEGADO DE MONTESSORI PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sua filosofia e as apropriações

Autores/as

Palabras clave:

Maria Montessori, Apropriações, História recente

Resumen

Este texto, discutido no XX Seminário Temático Internacional, enquadra-se aos projetos que se encontram em desenvolvimento. Assim, aponta-se uma proposta de cunho historiográfico que tem como objetivo compreender as apropriações sobre a filosofia montessoriana. Inicialmente, foram analisados alguns textos de Valente (2017, 2018, 2020) para introduzir o aparato teórico-metodológico da investigação, e também a tese de Rezende (2021), a qual discute sobre a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos. Outros textos científicos estão sendo analisados a fim de sustentar as informações pertinentes sobre as ideias referentes à filosofia de Maria Montessori. Para a produção de dados da pesquisa, pretende-se analisar documentos utilizados para a fundação do Colégio Maria Montessori, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, fundado em 20 de outubro de 1980. Espera-se, como um dos resultados, que seja possível indicar como a filosofia de Montessori fora aproveitada nessa região do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Regina da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para Ciência e Matemática (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Citas

CAMPOS, S. B. A institucionalização do método montessori no campo educacional brasileiro (1914-1952). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Santa Catarina, 2017.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, abr.1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/SZqvSMJDBVJTXqNg96xx6dM/?lang=pt Acesso em: 22 fev.

GRZEÇA, K. Sistema montessoriano: uma análise do processo de apropriação no uso de alguns materiais para aprendizagem de matemática em uma escola montessoriana. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

REZENDE, A. M. S. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado em Educação e Saúde). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.

REZENDE, A. M. S. Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras? Caminhos da Educação Matemática em Revista, Online, v. 7, n. 2, p. 20- 32, 2017 – ISSN 2358-4750. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190648. Acesso em:

SALOMÃO, G. M. Montessori e a mídia contemporânea: análise discursiva de textos midiáticos estadunidenses sobre o método Montessori publicados entre 2000 e 2015. Tese (Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. São Paulo, 2019.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT- Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 2 (2). p. 28- 49, 2007.

VALENTE, W. R. (2020). Matemática, educação e história da educação matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: W. R. Valente (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores (pp. 187- 210, 1. ed.). Livraria de Física.

VALENTE, W. R. “Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto”: elementos para a história do senso comum pedagógico. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 597-611, 2017.

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v.20, n.3, p.377-385. maio/jun. 2018.

Publicado

2022-03-25

Métricas


Visualizações do artigo: 598     PDF (Português (Brasil)) downloads: 200

Cómo citar

SILVA, A. R. da .; NEVES, K. C. R. . O LEGADO DE MONTESSORI PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sua filosofia e as apropriações. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/108. Acesso em: 23 nov. 2024.