MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Materiais concretos, Laboratório de Currículos, Atividades

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear as atividades para as séries iniciais do curso primário, envolvendo materiais concretos, nas publicações do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro. Selecionamos para análise especificamente o livro Reformulação de Currículos 2 - Primeira e segunda séries, publicado em 1981, a fim de caracterizar elementos dos saberes sistematizados com o uso de material concreto (todo e qualquer acessório didático que auxilie na aprendizagem). O referencial teórico metodológico é composto por autores oriundos da História Cultural, em especial Hofstetter e Schneuwly (2017). Pretendemos indicar de que maneira os materiais foram apresentados, as orientações de uso desses materiais, e os saberes sistematizados a partir do uso deles. Dessa forma, a questão norteadora – o problema da pesquisa – é: Quais saberes para ensinar emergem das orientações para utilização de materiais concretos nestas publicações?

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Biografia do Autor

Dayene de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ) Brasil.

Referências

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Publicado

2023-04-18

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Como Citar

NASCIMENTO, D. de S.; FRANÇA, D. M. de A. MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/223. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais