EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960-1980: saberes profissionais em tempos do MMM

Autores

Palavras-chave:

Saberes, MMM, Matemática

Resumo

Esse projeto de tese tem por objetivo compreender, através do estudo das fontes históricas, quais foram os saberes docentes sistematizados pelos professores de matemática da Escola Alemã Corcovado – EAC, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 a 1980. Essas fontes serão os livros didáticos utilizados pelos docentes e regulamentações governamentais, brasileiras e alemães. Se possível, acrescentaremos a análise dos cadernos de ex-alunos. Espera-se determinar se o Movimento da Matemática Moderna foi incorporado aos planejamentos curriculares, além de identificar quais foram os saberes a e para ensinar voltados ao ensino de matemática que os docentes dessa escola sistematizaram nos últimos anos do Curso Primário e no 1º ano do Curso Ginasial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Freitas Tramontano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, n. 2, 1990, p. 177-229.

MATTOS, Luiza Maria Abreu de Mattos. O meio ambiente como um valor cosmopolita no currículo escolar de Biologia: comparando livros didáticos do Brasil e da Alemanha. Rio de Janeiro, 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MEDINA, Denise. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979) e o conceito de número. 294p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, Maria Célia Leme da. Movimento da Matemática Moderna – Possíveis Leituras de uma Cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.49-63, maio./ago. 2006.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: um tema para Estudos Históricos Comparativos. Revista Diálogo Educacional [en linea]. 2006, 6(18), 19-34[fecha de Consulta 14 de Agosto de 2021]. ISSN: 1518-3483. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116273003. Acesso em: 14 ago. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.2, p.28-49, UFSC: 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 14 ago. 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima., MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, v.19, n.2, mar./abr. 2017

VILLELA, Lucia Maria Aversa. GRUEMA: Uma contribuição para a história da Educação Matemática no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

XAVIER, L. N. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação. v.19, n.59. out./dez. 2014, p.827-849. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/02.pdf>. Acesso: 6 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 198     PDF downloads: 96

Como Citar

TRAMONTANO, A. F.; FRANÇA, D. M. de A. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960-1980: saberes profissionais em tempos do MMM. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/137. Acesso em: 24 nov. 2024.