EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960-1980: saberes profissionais em tempos do MMM
Palabras clave:
Saberes, MMM, MatemáticaResumen
Esse projeto de tese tem por objetivo compreender, através do estudo das fontes históricas, quais foram os saberes docentes sistematizados pelos professores de matemática da Escola Alemã Corcovado – EAC, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 a 1980. Essas fontes serão os livros didáticos utilizados pelos docentes e regulamentações governamentais, brasileiras e alemães. Se possível, acrescentaremos a análise dos cadernos de ex-alunos. Espera-se determinar se o Movimento da Matemática Moderna foi incorporado aos planejamentos curriculares, além de identificar quais foram os saberes a e para ensinar voltados ao ensino de matemática que os docentes dessa escola sistematizaram nos últimos anos do Curso Primário e no 1º ano do Curso Ginasial.
Descargas
Citas
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica, n. 2, 1990, p. 177-229.
MATTOS, Luiza Maria Abreu de Mattos. O meio ambiente como um valor cosmopolita no currículo escolar de Biologia: comparando livros didáticos do Brasil e da Alemanha. Rio de Janeiro, 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
MEDINA, Denise. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961-1979) e o conceito de número. 294p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, Maria Célia Leme da. Movimento da Matemática Moderna – Possíveis Leituras de uma Cronologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.49-63, maio./ago. 2006.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: um tema para Estudos Históricos Comparativos. Revista Diálogo Educacional [en linea]. 2006, 6(18), 19-34[fecha de Consulta 14 de Agosto de 2021]. ISSN: 1518-3483. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116273003. Acesso em: 14 ago. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.2, p.28-49, UFSC: 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 14 ago. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima., MORAIS, Rosilda dos Santos. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae, v.19, n.2, mar./abr. 2017
VILLELA, Lucia Maria Aversa. GRUEMA: Uma contribuição para a história da Educação Matemática no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.
XAVIER, L. N. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação. v.19, n.59. out./dez. 2014, p.827-849. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/02.pdf>. Acesso: 6 fev. 2017.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 198 PDF (Português (Brasil)) downloads: 96