MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (1902-1911)
Palavras-chave:
Materiais didáticos, Saberes profissionais, Cartas de ParkerResumo
Neste artigo é apresentado um exercício inicial que trata sobre a função dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática na primeira metade do século XX. E tem como intento caracterizar finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensina matemática a partir de revistas pedagógicas publicadas em marco cronológico de (1902-1911). Sendo assim, foi feito um exame em exemplares da Revista de Ensino. Foi utilizado Souza (2013) para um entendimento sobre materiais didáticos e Valente (2019) com intuito de apuramentos sobre saberes e graduação. A partir do exame foi possível identificar materiais didáticos utilizados de duas formas como material manipulável e como representação. E no caso das Cartas de Parker, que em si já é um material didático é possível identificar a partir das orientações postas nelas o uso de materiais manipuláveis e de representações.
Downloads
Referências
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.01, abr.SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98843>
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.02, junho. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98844>
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.03, outubro. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98844>
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.04, outubro. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98845>
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.05, dezembro. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98845>
BRITO, J. L.de. Cartas de Parker. Revista de Ensino. n Anno I, n.06, fevereiro. SP. 1902. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98846>
BRITO, J. L.de. Aritmética. Revista de Ensino. n Anno II, n.03 agosto. SP. 1903. Disponível: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97612>
PECEGUEIRO, C. M. P. A. A Imprensa Periódica Educacional: Estudo sobre Temas Predominantes da Revista Brasileira de Educação. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica./ Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p.3-18, jul. / dez. 2014
SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49,p. 103-120, jul/set. 2013.
VALENTE, W.R. Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
VALENTE, W.R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scietiane, v.20. n.3. 2018.
VALENTE, W. R; REZENDE. A. M. S. de. Materiais Didáticos Para o Ensino de Matemática; Condensando Saberes Profissionais da Decência. 25-47. Materiais Didático e História da Educação Matemática. Org: Santos, Búrigo e Valente, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 185 PDF downloads: 136