DESVENDANDO O SOROBAN: indícios de uma capacitação de professores no município de São Paulo (1982)
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Recuso Didático, Ábaco, Memória DocumentalDownloads
Referências
BERTINI, L. F., MORAIS, R. S., & VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
GOUVEIA, R. P.; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática e as mudanças no saber profissional do professor: adição e subtração modernas?. REVEMAT, v. 18, p. 1-18, 2023.
IFRAH, G. Os números: história de uma grande invenção. Globo, 1994.
KATO, F. Soroban pelo método moderno. (mimeo), 1958.
KOJIMA, T. Advanced abacus: Japanese theory and practice. 1. ed. Charles E. Tuttle Company, 1963.
MAMCASZ-VIGINHESKI, L. V. O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. 2017. 275 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Divisão de Orientação Técnica. Relatório do Ensino da Técnica e do uso do Soroban. São Paulo, 1982a.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Divisão de Orientação Técnica. Relatório da Avaliação do Curso optativo sobre Soroban. São Paulo, 1982b.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Divisão de Orientação Técnica. Projeto de Capacitação de Recursos Humanos através do Curso optativo – Ensino de 1.º e 2.º graus: curso optativo sobre o Soroban. São Paulo, 1982c.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 69 PDF downloads: 57