PROBLEMAS ARITMÉTICOS

Mercante e Thorndike e o saber profissional nas revistas pedagógicas (1929-1952)

Autores

Palavras-chave:

Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Saberes Profissionais

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar artigos publicados no Brasil que têm por referência os autores Victor Mercante e Edward Lee Thorndike. A análise privilegia as orientações aos professores sobre o tratamento que deva ser dado aos problemas aritméticos. Consideram-se os estudos realizados por Hofstetter & Schneuwly (2020), relativamente aos saberes profissionais; os trabalhos de Peter Burke (2016) sobre os processos de sistematização de conhecimentos e, ainda, os estudos desenvolvidos por Bertini; Morais & Valente (2021) sobre a matemática presente no ensino e na formação de professores. Interroga-se: como caracterizar as orientações postas aos professores, nos artigos de periódicos pedagógicos, relativamente aos problemas aritméticos? Conclui-se que os artigos apontam para uma matemáticaaensinar, vista como objeto de trabalho do professor que deverá ensinar problemas aritméticos; e uma matemáticaparaensinar,como um saber de formação do professor, uma ferramenta a ser utilizada pelo docente para o trato com problemas aritméticos nos primeiros anos escolares.

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Biografia do Autor

Andreia Fernandes de Souza, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

SOUZA, A. F. de. PROBLEMAS ARITMÉTICOS: Mercante e Thorndike e o saber profissional nas revistas pedagógicas (1929-1952). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/8. Acesso em: 21 maio. 2024.

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