O BARRACÃO: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Matemática, História do Ensino da Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo José dos Santos PEREIRA, Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Referências

CHEROBIM, M. Trabalho e Comércio nos Seringais Amazônicos. São Paulo: Perspectivas, 1983

GODOY, Elenilton Vieira. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível?. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 29 mar. 2024.

KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 30 mar. 2024.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 31 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 10     PDF downloads: 14

Como Citar

ALMEIDA CORRÊA, J. F.; PEREIRA, P. J. dos S. O BARRACÃO: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/390. Acesso em: 20 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.