O BARRACÃO: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Educação Matemática, História do Ensino da Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joao Felipe Almeida Corrêa, Secretaria de Estado de Educação - SEE/AC

 

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor na Escola Santa Maria II (SMAII), Rio Branco, Acre, Brasil

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco

Doutor em Educação, em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2016). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino de Matemática e na Rede de Feiras de Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática - FORPROCIM/IFAC. Tem experiências no movimento de feiras de matemática no âmbito nacional e estadual desde Março de 2013. Tem experiência na pesquisa em História da Educação Matemática, no ramo dos saberes profissionais, particularmente em um dos elementos do saber profissional, a matemática para ensinar.

Citas

CHEROBIM, M. Trabalho e Comércio nos Seringais Amazônicos. São Paulo: Perspectivas, 1983

GODOY, Elenilton Vieira. Currículo, cultura e educação matemática: uma aproximação possível?. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 29 mar. 2024.

KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 30 mar. 2024.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. São Paulo: Autêntica, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 31 mar. 2024.

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 90     PDF (Português (Brasil)) downloads: 43

Cómo citar

ALMEIDA CORRÊA, J. F.; PEREIRA, P. J. dos S. O BARRACÃO: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/390. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.